Quais os benefícios de trabalhar em Home Office?

Tecimob
Updated on

No post de hoje vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de realizar o trabalho de corretor remotamente e o quê fazer para transformar o home office na opção mais saudável e lucrativa para um corretor. A vida de corretor de imóveis é bastante dinâmica e conta com uma série de benefícios. Para quem é corretor autônomo, ser seu próprio chefe, ter flexibilidade de horários e ainda contar com 100% da comissão são alguns dos atrativos da carreira, como já falamos aqui no blog. Porém, na hora de realizar o trabalho, muitos corretores que optam pela carreira autônoma têm dúvidas sobre qual a melhor opção: alugar uma sala comercial ou apostar no home office

Home office é trabalho remoto

Antes de explicar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do home office, vale esclarecer um ponto: home office não significa trabalhar em casa como nos faz acreditar a tradução literal do termo. A expressão home office, na verdade, contempla toda forma de trabalho remoto ou portátil. Por isso, é possível ter um dia de trabalho home office em um café, no aeroporto ou até mesmo em casa.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Benefícios do home office

Uma das principais vantagens do home office diz respeito à redução de custos com a infraestrutura do trabalho. Em outras palavras, você elimina gastos com o aluguel de uma sala, uma nova linha telefônica, mais uma assinatura da internet, entre outros custos de manutenção de um espaço físico. Contar com essa redução de custos, especialmente para profissionais que estão iniciando uma carreira autônoma e ainda não têm uma cartela de clientes consolidada, pode significar um enorme benefício. Além da redução de custos, trabalhando em home office é mais fácil otimizar as tarefas do dia a dia e conciliá-las com as atividades profissionais.

Entre uma reunião e outra, é possível buscar os filhos na escola, fazer compras no supermercado ou ir a uma consulta no dentista, por exemplo. Para quem odeia interrupções ou ter que lidar com o famoso “social” do escritório, o home office também é uma opção que garante paz e tranquilidade para desenvolver seu trabalho. Outro incentivo para se trabalhar no home office diz respeito à qualidade de vida. Como não existe o estresse do trânsito e o gasto de tempo com deslocamentos, sobra mais espaço na agenda para a prática de esportes, cuidar da alimentação ou passar mais tempo com a família. Nesse sentido, o aumento da qualidade de vida é um aspecto a ser bem avaliado.

As desvantagens

Apesar de muitos benefícios, nem todos os profissionais se adaptam home office, especialmente porque é necessário ter muita disciplina e dedicação para trabalhar dessa maneira. No home office as tentações são muitas: televisão, sofá, geladeira cheia de guloseimas… Assim, é preciso adaptar o espaço físico da casa para que seu corpo e sua mente também entendam quando é hora do trabalho e quando é hora do lazer. É preciso ter bastante foco e energia para evitar a procrastinação. Por isso, é preciso adotar uma rotina rígida para fazer do trabalho um hábito onde quer que se esteja trabalhando.

Ficar de pijama o dia todo, não cuidar da aparência, evitar sair de casa para qualquer coisa são maus hábitos que podem surgir com esse tipo de trabalho e devem ser combatidos com a construção de uma rotina própria e um pouco de força de vontade. O trabalho autônomo, como muito já sabem, exige disciplina em si. No caso do home office, essa disciplina precisa ser dobrada. Por fim, outro aspecto que o profissional deve considerar é a formalização da empresa para que se transmita credibilidade e confiança aos clientes. No Brasil, como o home office ainda é uma prática que está se iniciando, existe muito preconceito com essa forma de realizar o trabalho e muitos clientes acreditam que falta profissionalismo. Por isso, vale formalizar sua empresa e contar com a carteira do CRECI em seus contatos.

E você, o que acha da opção de trabalhar em home office? Conte para a gente seus principais desafios e benefícios como corretor autônomo ou deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.