Perspectivas para o mercado imobiliário em 2018

Tecimob
Updated on

É fundamental que todo corretor de imóveis esteja acompanhando de perto as movimentações do mercado imobiliário. Assim o profissional estará pronto para enxergar oportunidades e estar a frente da concorrência.

Pesquisar sobre o mercado deve fazer parte da rotina de um corretor de imóveis, o ideal é que se reserve algumas horas do dia para pesquisar e se informar sobre notícias do mercado.

Hoje nós trouxemos um pouco sobre o desempenho do mercado imobiliário em 2017 e as perspectivas para o ano de 2018. Fique de olho e atualize-se!

Crescimento em 2017

Segundo um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC, o lançamento de novas unidades cresceu 5,2% no último ano. Neste mesmo período a venda de imóveis avançou 9,4%. A pesquisa é baseada em dados de 23 cidades e regiões metropolitanas do país.

Em São Paulo, o maior mercado imobiliário do Brasil, o crescimento foi expressivo. Após três anos de queda, as vendas de imóveis totalizaram 23.629 unidades no ano passado, uma alta de 46% em relação a 2016.

Esses números são ótimos representantes da recuperação econômica do país e de como foram difíceis os anos passados para o mercado imobiliário.

O que esperar para 2018

Os indicadores econômicos que causaram a melhora do mercado imobiliário em 2017 continuam aquecendo o setor em 2018. Para esse ano, é esperado uma alta de 10% nos lançamentos e vendas imobiliárias, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Para a felicidade de todo o setor, essa será uma melhora superior a 2017.

As instituições financeiras também estão aproveitando esse momento. A Caixa Econômica Federal reabriu a linha pró-cotista, uma das mais baratas, e flexibilizou o crédito para imóveis usados: o percentual financiado aumentou de 50% para 70%, para facilitar a contratação.

Além disso, os fatores que têm colaborado nessa projeção otimista de crescimento do mercado são a regulamentação dos distratos e a maior disponibilidade de crédito dos consumidores, resultado da inflação baixa e a redução dos juros, somada a queda das taxas de desemprego.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Facilite o seu planejamento financeiro

Estar por dentro das perspectivas do crescimento imobiliário ajuda a ter um parâmetro para que você tenha um planejamento financeiro do seu ano. Afinal, saber o momento em que o setor está em crise auxilia na criação de uma reserva financeira para ocasiões em que não haverão resultados favoráveis.

Esteja de olho em outros setores

Para um corretor de imóveis de sucesso é indispensável estar de olho em outros setores que se relacionam com o imobiliário, como de arquitetura, design de interiores e marketing.

Crie uma rotina para visitar blogs e ler notícias sobre o tema. Com essas informações você estará pronto para auxiliar seus clientes e terá uma visão geral sobre o mercado em que está atuando.

As notícias sobre o mercado imobiliário brasileiro são animadoras para o ano de 2018. Você está pronto para aproveitar as oportunidades?

Não fique para trás, aproveite o momento para investir ainda mais na sua profissão e tenha um site imobiliário. Esteja próximo dos seus clientes e aproveite as oportunidades que estão surgindo.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.