Não comece uma estratégia de marketing digital em sua imobiliária
Tecimob
Muitas vezes, quando sou solicitado por um proprietário de imobiliária para uma consultoria inicial sobre marketing digital, após fazer uma análise prévia dos canais de sua empresa, eu sou bastante sincero no diagnóstico: “não comece uma estratégia de marketing digital em sua imobiliária”.
O veredito pode parecer um tanto pessimista, afinal, muitos e muitos profissionais enxergam no marketing digital a forma inteligente de captação de clientes além da capacidade de otimização dos recursos destinados à divulgação de seus imóveis para venda ou locação.
Mas é verdade que muitas vezes, esse desejo é feito de maneira errada, onde os investimentos são feitos com olho no digital, mas sem abandonar antigas mídias, já ultrapassadas, o que compromete todo o trabalho.
Ao detectar determinados sinais que possam sabotar a implantação de uma estratégia de marketing voltada para canais digitais, é melhor dar um choque de realidade antes de continuar a consultoria.
Compartilho neste artigo, os principais sinais de ‘auto-sabotagem’ em empresas que desejam os benefícios do canais digitais, mas não se desprendem do tradicional. Portanto, não comece a investir em marketing digital se você…
1. Investe boa parte do seu orçamento em impressos
É mais comum do que se pensa, imobiliárias que investem em caros sistemas de gestão e que ainda adotam agendas físicas para fazer o acompanhamento do trabalho dos corretores de imóveis, ao investir de utilizar um CRM imobiliário moderno.
Você pode até fazer a opção por imprimir agendas, flyers e catálogos se você possui recurso e gosta da mídia. Mas deve saber que estará jogando seu dinheiro fora, além de outros problemas que um panfleto em via pública pode causar.
Desapega! Se quer trabalhar com ferramentas digitais, abandone a sua agenda. Existem centenas de aplicativos, API’s ou até mesmo planilhas que te permitirão mais resultado e mais praticidade.
2. Ainda anuncia nos classificados de domingo
Os jornais morreram. Ok, se não morreram, respiram por aparelhos. São mídias que detiveram o poder da informação por muito e muito tempo e escolheram por opção não se modernizar e perderem o bonde da história.
No Brasil, os classificados de domingo tinham importância gigantesca. Era muito difícil encontrar um imóvel sem fazer uma seleção entre as parcas e sujas linhas impressas. Fotos então nem pensar.
Mas ainda é possível encontrar quem ainda acredita que, ao avaliar um imóvel, um comprador vá até a banca de jornal, peça um classificado e continue sua busca depois, ligar na segunda feira e marcar uma visita com o corretor de imóveis.
O jornal é contra toda a rotina que o consumidor de hoje se acostumou. Anuncie no jornal desde que você tenha uma outra estratégia por trás disso. Caso contrário estará jogando dinheiro no lixo.
3. Não entende que cada canal precisa de uma mídia específica
Que cada canal de marketing digital possui suas próprias características e benefícios que serão explorados em uma estratégia, parece óbvio. Mas é inacreditavelmente grande número de profissionais que uma a mesma peça de campanha para e-mail marketing e para os diversos canais de mídia social. Cada canal deve ter suas peças produzidas com carinho, segundo as especificações solicitadas pelas ferramentas.
Preguiça e marketing digital não podem andar juntos! É preciso mão na massa para ter resultados constantes.
4. Contratar o sobrinho como designer
Se você quer trabalhar com marketing digital, vai economizar muito dinheiro com campanhas de mídia externa como outdoor e panfletos. Ou seja, vai sobrar verba para contratar profissionais qualificados a te ajudar a desenvolver esta estratégia.
Não economize em talentos. Avinash Kaushik, guru do marketing digital diz que “se você gasta $10 em ferramentas, deverá gastar $90 em pessoas que saibam analisar dados recolhidos em seu site”
Pode até ser que seu sobrinho seja um prodígio, mas é quase certo que ele não será melhor que um bom profissional.
5. Tem medo de experimentar
Não é possível ter bons resultados em marketing digital sem experimentar, sem testar novas ferramentas, sem buscar o pioneirismo em determinada rede social, sem utilizar o aplicativo da moda e principalmente: você só terá resultados se testar e errar muito.
Experimentar é fundamental para conseguir resultados. E não precisa ter medo, eles custarão bem menos que errar a produção de um flyer ou qualquer outro impresso.
E na sua empresa, como é a estratégia de marketing? Os diretores já desapegaram do mundo pré internet ou já estão 100% linkados com as tendências? Conte para nós nos comentários.
Um abraço e até a próxima.