Mas afinal, por que é importante o mercado imobiliário estar na internet?

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Sua renda mensal caiu? Os clientes se afastaram, a procura por imóveis está baixa e seu telefone mal toca? O mercado está ruim para todos os corretores de imóveis mesmo – só que não. O mercado imobiliário está ruim, e ficará cada vez pior – para o corretor que não tem presença online. E quem ainda não percebeu isso é porque sequer olha para o lado: nos ônibus, nas filas, nos bancos das praças, nos restaurantes, não importa, em todos os lugares as pessoas estão conectadas.

Mobile já responde por 30% das conexões no país

De acordo com o Google, o número de conexões mobile dobrou no Brasil em 2015, respondendo por 30% de todos os acessos no país. Só de smartphones já são mais de 94 milhões de pessoas. A expectativa é que em menos de quatro anos, em 2020, haja mais de 5,4 bilhões de pessoas conectadas via mobile em todo o mundo, o que deverá representar cerca de 70% da população do planeta. E só estamos falando do acesso móvel. Então como você quer ser visto – e vender – se não estiver na internet?

Sim, está cada vez mais difícil levantar os olhos do quadradinho do smartphone, tablet ou notebook. O mesmo estudo do Google, divulgado em agosto de 2015, mostra que 69% dos usuários acessam a internet no meio de uma conversa para buscar as informações sobre o que foi dito ou buscar referências, e 70% dos consumidores procuram informações online sobre o produto desejado antes da compra – mesmo quando já estão em uma loja física, por exemplo.

Maioria dos processos de venda é feita online

E o mundo do mercado imobiliário não está fora desse universo, claro. De acordo com o Setor de Negócios Imobiliários do Google Brasil, o processo de compra de um imóvel – da fase de pesquisa até o fechamento do contrato – já é 60% realizado online. Se você insiste em se manter nos 40% restantes, não pode reclamar de não estar vendendo.

De olho nos números, o mercado imobiliário atua cada vez mais no sentido de marcar uma forte presença na internet, reforçando sua marca através de sites cada vez mais bem elaborados, atraentes e intuitivos, atraindo um número crescente de clientes. Além dos sites, há várias outras ferramentas de atração de leads, como blogs, aplicativos, redes sociais e até jogos.

Vamos ser sinceros, o que sobra é muito pouco para quem não está online e será menos a cada ano. Se hoje grande parte dos negócios imobiliários já são fechados online, a tendência é que as vendas offline caiam drástica e rapidamente.

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Concorrência online também é acirrada

Claro que não basta estar online, é preciso saber utilizar com eficiência todas as ferramentas digitais para obter os resultados esperados em todas as etapas – captação de clientes e de imóveis, pré-venda, venda e pós-venda –, porque a concorrência online também é acirrada. Ganha quem estiver melhor preparado tecnológica e intelectualmente, já que a profissão demanda uma grande gama de informações e conhecimentos relacionados ao setor imobiliário.

Esse conhecimento deve, inclusive, ser relacionado ao próprio público que busca a internet para comprar imóveis, de forma a segmentar a sua estratégia da forma mais assertiva possível. Hoje, as pesquisas mostram, por exemplo, que tanto homens (52%) quanto mulheres (48%) acessam de forma quase igual a internet em busca de imobiliárias; a maioria tem entre 30 e 40 anos (36%), 45% das vezes elas acessam diretamente uma imobiliária conhecida e 28% das vezes fazem uma busca através do Google.

A preferência pelo contato também é online, já que 39% preferem ter informações por e-mail, seguidos pelos 24% que preferem um corretor online. Viu como fica muito mais fácil segmentar sua estratégia em ações assertivas quando você tem presença online? Ou seja, o mercado imobiliário tem que estar na internet porque é lá que o cliente está. Simples assim.

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