Skip to main content
O que é o lucro imobiliário e quando ele vale a pena?

O que é o lucro imobiliário e quando ele vale a pena?

Investir é importante para quem deseja maximizar seu patrimônio. O objetivo de um investimento, seja ele qual for, é gerar ganhos para o investidor, e com o lucro imobiliário não é diferente!

O investimento em imóveis pode, sim, gerar lucro, ao contrário do que muitas pessoas pensam. A chave do lucro imobiliário é planejar bem o investimento, e cuidar para que ele não se desvalorize. O processo é muito mais controlável do que parece.

Por isso, cada vez mais o lucro imobiliário tem sido procurado por investidores, pela segurança e a facilidade do investimento. Neste artigo, vamos explicar como funciona o lucro imobiliário e como você pode investir em imóveis sem medo de perder dinheiro!

Vale a pena investir no lucro imobiliário?

Você provavelmente já ouviu de seus pais ou avós que o investimento em imóveis é uma opção segura para quem quer guardar dinheiro. E, mesmo que muita coisa tenha mudado nos últimos anos, este fato continua sendo uma verdade.

Ainda que existam alternativas para investir, como os fundos de renda fixa e a bolsa de valores, algumas vantagens do investimento em imóveis continuam sendo mais sedutoras.

Uma delas é a possibilidade de investir durante períodos de crise. Nesses momentos, as empresas de capital aberto podem sofrer graves desvalorizações em suas ações, gerando prejuízos aos investidores. Alguns fundos de investimento também podem sofrer com alta de juros ou desvalorização da moeda.

Em contrapartida, períodos de crise econômica congelam os preços de diversos insumos, como os materiais de construção e a própria mão de obra, tornando os imóveis uma opção viável para investir.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Além disso, sem recursos, o cidadão deixa de buscar imóveis para comprar e precisa partir para o aluguel. Assim, o lucro imobiliário é quase garantido, com a valorização dos imóveis a médio e longo prazo.

Por fim, o investimento em imóveis pode ser recuperado, ou seja, não é dinheiro perdido. Por meio do aluguel ou até mesmo da venda do imóvel, o proprietário tem uma garantia de que vai reaver pelo menos uma parcela do que investiu, o que não se pode dizer do mercado de ações, por exemplo.

Como investir em imóveis?

Agora que você já sabe que o lucro imobiliário é um investimento possível mesmo em períodos de crise, vamos te apresentar algumas dicas para encontrar o melhor imóvel para investir.

Em primeiro lugar, você precisa determinar como vai adquirir o imóvel. Existem três formas, basicamente:

  1. Pagamento à vista
  2. Financiamento
  3. Consórcio

O pagamento à vista é indicado quando você, obviamente, tem uma grande quantia de dinheiro parada em suas contas. Esse dinheiro pode vir de uma herança, da venda de um carro ou mesmo de outro imóvel. Comprar à vista é sempre a melhor opção, pois não compromete a sua renda por muito tempo.

Porém, entendemos que essa não é a realidade da maioria das pessoas. Por isso, o financiamento costuma ser uma das alternativas de pagamento mais utilizadas para adquirir um imóvel, especialmente por permitir o uso do FGTS.

É preciso estar atento às taxas de juros e às condições de pagamento, para não criar uma dívida maior do que você pode pagar.

Já o consórcio funciona como uma poupança coletiva. Você se junta a um grupo de pessoas e contribui para formar um caixa, pagando mensalidades. Ao final de um período, um ou mais membros são sorteados e ganham crédito para utilizar na compra do bem escolhido no consórcio. E esse processo se repete até que todos os membros sejam contemplados.

Depois de escolher como vai pagar pelo imóvel, atente-se para os seguintes pontos:

1. Potencial da região

Uma das maiores garantias do lucro imobiliário é o potencial de valorização de um imóvel. Isso significa que você precisa analisar uma série de fatores antes de escolher um imóvel, para se certificar de que ele será valorizado com o tempo.

O primeiro e principal deles é a localização. Bairros novos, que estão sendo povoados e recebendo investimentos da prefeitura podem ser uma opção bem segura. Quando um bairro nasce, a tendência é que comerciantes levem seus estabelecimentos para o local, assim como escolas e postos de saúde para atender a população da região. Os imóveis, consequentemente, vão se valorizando aos poucos com o crescimento!

Porém, também pode ser interessante investir em bairros já tradicionais da sua cidade. Regiões de classe alta tendem a manter seus imóveis com preços estáveis, pois não costumam sofrer desvalorização local. Obras públicas também podem valorizar um local, principalmente se levarem mais pontos comerciais.

2. Aluguel

A locação é uma fonte de renda constante para o proprietário. Mas, para obter lucro imobiliário, é necessário investir para que o imóvel não perca seu valor de mercado. A avaliação da imobiliária vai determinar o preço do aluguel, e um dos fatores levados em conta é o valor atual do imóvel.

Por isso, se você vai comprar um imóvel para alugar, não deixe de cuidar dele. Faça os reparos necessários, mantenha a qualidade da unidade e acompanhe de perto o estado do imóvel sempre que um inquilino entregá-lo. Assim, você consegue controlar a depreciação do seu imóvel, garantindo que o aluguel seja realmente um bom investimento.

3. Revenda

Por outro lado, comprar um imóvel para revender também pode gerar lucro imobiliário. O segredo está em aguardar a valorização da região, ou investir em melhorias no imóvel para aumentar o seu valor de mercado. Dessa forma, o investimento pode ser maior, mas os ganhos aumentam na mesma proporção!

4. Construção

Uma última alternativa de lucro imobiliário é investir em construção. Essa dica vale tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. Construir exige um pouco mais do investidor, demanda mais tempo e precisa de mão de obra qualificada. Entretanto, os ganhos podem ser fantásticos!

Você pode construir para vender ou alugar, tudo vai depender da região e do tipo de imóvel que você está construindo.

Como você viu, o lucro imobiliário é uma opção bastante segura de investimento, principalmente para quem não quer se arriscar na bolsa de valores ou em fundos de renda fixa. Investir em imóveis é fácil e o retorno é praticamente garantido! Não se deixe desanimar, pois como mostramos até em períodos de crise o lucro imobiliário existe!

Este artigo foi útil para você? Não deixe de seguir a Lar Imóveis no Facebook para continuar recebendo nossos conteúdos!

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Lar Imóveis

Há mais de 35 anos no mercado imobiliário mineiro, a LAR IMÓVEIS oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE