Imagem do Header da Postagem

Comprar imóvel na planta: 4 cuidados que você deve tomar!

Comprar um imóvel é sempre uma tarefa que exige bastante pesquisa e cautela. Há diversas opções no mercado, entre elas estão os imóveis na planta. Essa opção tem chamado a atenção de diversos compradores por conta de suas vantagens, como as boas condições de financiamento e um menor valor a ser investido no ato da compra, diferente de outras opções disponíveis no mercado, como os imóveis prontos.

Dessa forma, separamos 4 cuidados que você deve tomar ao tomar a decisão de investir em um imóvel na planta. É importante frisar que, primeiramente, você deve contar com o auxílio de um bom corretor de imóveis, pois ele entende do mercado e poderá lhe ajudar quando necessário.

Pesquise o histórico da construtora

O primeiro passo ao iniciar a pesquisa por um imóvel na planta é conhecer o histórico das construtoras. Comece pesquisando sobre os empreendimentos já entregues, procure conhecidos que tenham feito negociações com a empresa.

Utilize a internet para pesquisar sobre a fama da construtora, hoje em dia é muito fácil encontrar depoimentos de compradores nas redes sociais.

Priorize empresas que tenham uma boa fama e são reconhecidas por prestar um bom trabalho.

Verifique a documentação do empreendimento

É fundamental que você fique atento em toda a documentação legal existente. É muito importante exigi-la antes de tomar qualquer decisão.

São esses documentos que irão garantir seus direitos quanto comprador e, caso você não esteja de acordo com algum parta, é importante negociá-la ou desistir da compra.

Nesse passo se faz necessário o auxílio de um profissional qualificado, para que ele possa ler e entender todos os documentos, e lhe dar a indicação caso tenha algo a ser reconsiderado e analisado. Lembre-se sempre que é melhor tomar atitudes preventivas do que correr atrás do prejuízo posteriormente.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Analise a planta com atenção

Uma forma de analisar os imóveis e definir qual o mais ideal para você é comparar as plantas de todos os empreendimentos que você tem como opção. Analisar a planta e conhecer graficamente como ficará o imóvel após construído é fundamental para aproximar você do projeto e compreender melhor o que está sendo negociado.

Além de analisar os tamanhos dos espaços é importante que você entenda como eles estão distribuídos dentro do imóvel. Assim você terá uma ideia de questões como: posição do imóvel em relação ao sol, direção de ventos, localização de pontos de gás e outros.

Todo detalhe do imóvel é crucial na hora de fechar negócio, lembre-se que você morará neste imóvel e precisa se sentir confortável.

Leia as cláusulas do contrato com atenção

Leia com atenção todas as cláusulas do contrato da construtora sobre a compra do imóvel. É importante que você esteja ciente de cada passo das negociações e entenda cada detalhe descrito nos contratos.

Nesse passo é fundamental que você conte com a ajuda de um profissional, ele poderá explicar cada cláusulas e sanar possíveis dúvidas. Lembre-se que o contrato deve ser junto para ambas as partes e ninguém deve sair no prejuízo, portanto, quando houver alguma cláusula que você não concorde, tente negociar e desista da compra quando for necessário.

Se todas as dicas forem seguidas e você puder contar com um corretor de imóveis da sua confiança temos certeza que as suas negociações serão tranquilas e você encontra um imóvel para chamar de seu com muita rapidez!

Gostou do texto? Que tal compartilhar com os amigos que também estão pensando em comprar um imóvel?