Facebook: qual é a maneira certa de usá-lo?
Tecimob
A internet impactou todos os ramos da atividade econômica. Atrair o cliente para produtos e serviços de forma direta exigiu dos especialistas a reinvenção do marketing. Técnicas e metodologias consagradas se tornaram obsoletas e precisaram ser repensadas. E com o corretor de imóveis, o quadro não foi diferente. Em um mercado caracterizado pela concorrência acirrada e por oscilações cíclicas, estratégias voltadas para o aproveitamento das potencialidades da web e, principalmente, das redes sociais são essenciais. Neste sentido, saber utilizar o Facebook de forma adequada é fundamental para o profissional do mercado imobiliário. O Facebook, com cerca de 1 bilhão de usuários, tem a capacidade de levar potenciais compradores de imóveis até o corretor, facilitando o trabalho de prospecção de clientes. Mas cabe um alerta: é importante fazer a distinção entre perfil e página de fãs. O primeiro tem a característica de apresentar a pessoa e estabelecer vínculos virtuais com amigos, parentes e conhecidos. Já a segunda destaca o profissional e a sua atuação no mercado. Entender esta diferença evita erros de abordagem que podem comprometer os resultados de uma estratégia de marketing imobiliário.
Página de fãs
O corretor deve se relacionar com os clientes por meio de sua página de fãs do Facebook. No entanto, não basta apenas apresentar a listagem de imóveis que o corretor tem em carteira. É preciso oferecer ao potencial cliente um conteúdo relevante. Aí entra o feeling do profissional. Cabe a ele identificar desejos e anseios de seu público-alvo, levando em consideração o perfil do mercado onde atua.
O primeiro passo para a elaboração de uma página de fãs no Facebook diz respeito à definição do tipo de conteúdo que será postado. Dicas, orientações e artigos acerca do mercado imobiliário sempre despertam a atenção dos internautas interessados no tema. A elaboração de conteúdo relevante ajuda a construir a imagem do corretor como especialista na área, criando uma comunidade. A construção da comunidade em torno da “marca” do corretor atrairá um público qualificado para a sua área de influência. Além disso, o ideal é que o profissional também mantenha um blog. A página no Facebook, por meio de links curtos, alimenta a audiência do site do profissional. Esse tráfego de audiência reforça a confiança no corretor, o que se traduz em um número maior de negócios fechados.
Estratégias para o Facebook
Dependendo do tipo de atuação do corretor, a estratégia de utilização da página de fãs no Facebook pode variar. Alguns profissionais preferem focar no tipo de imóveis com que trabalham. Há ainda aqueles que optam por ligar seu nome a uma determinada área de especialização – como decoração, arquitetura ou tendências do mercado. Outra possibilidade é colocar na página de fãs referência a serviços imobiliários, sem explicitar que o profissional é corretor. Para quem deseja estabelecer o contato direto, o ideal é focar na atuação profissional. Para tanto, a página de fãs deve trazer no título o termo “corretor”. Mas o profissional que deseja consolidar sua imagem como uma marca, nada melhor do que colocar o seu domínio (nomedocorretor.com.br), estabelecendo uma conexão direta com a sua página na internet. Independentemente da estratégia adotada, o corretor deve manter-se atento à atualização da página de fãs no Facebook. Nada pior para a imagem de um profissional do que manter qualquer espaço na internet desatualizado, pois isso passa a sensação de abandono, desleixo e falta de cuidado com um dos principais cartões de visita da modernidade. Saber utilizar as ferramentas digitais do marketing imobiliário coloca o corretor em um patamar profissional diferenciado.
Você já tem uma página no Facebook? Como a usa? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo!!