Empreender é essencial na carreira do corretor de imóveis

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Diante do momento de crise vivenciado atualmente pelo mercado imobiliário, com a redução no número de negociações de compra de imóveis, bem como no volume de projetos por parte das grandes construtoras, o empreendedorismo pode ser uma excelente solução para o corretor de imóveis.

Os momentos de dificuldade são, no geral, particularmente férteis para o empreendedorismo, já que as dificuldades costumam abrir espaço para ideias inovadoras. O momento é, então, propício para aqueles que sonham em empreender no mercado imobiliário e se libertar das construtoras e imobiliárias com as quais trabalham. Contudo, tornar-se empreendedor exige alguns requisitos além deste sonho: é preciso pensar fora da caixa. Entenda melhor:

O que é preciso para empreender no mercado imobiliário

Um empreendedor é, de forma geral, uma pessoa que, impulsionada por seu conhecimento de mercado e por sua qualificação, se dedica de forma inovadora à geração de um serviço diferenciado. Ter uma ideia é, portanto, essencial para tal. Esta não precisa ser necessariamente revolucionária, mas é fundamental que tenha como base o cenário do mercado imobiliário atual, compreendendo suas carências e necessidades. Que tipo de serviço poderia, por exemplo, otimizar aqueles já oferecidos?

Como tirar uma ideia do papel

O planejamento é ferramenta essencial para aqueles que desejam empreender. Fazer com que suas ideias saiam do campo imaginário e se tornem um negócio real requer que sejam analisadas com relação à sua viabilidade, levando em consideração aspectos financeiros e os riscos envolvidos.

O planejamento cauteloso das ações para implementar seu projeto de negócio não é uma tarefa fácil, e requer do corretor de imóveis amplo conhecimento do mercado imobiliário, da concorrência do segmento em que deseja se inserir e dos processos relacionados a este, bem como das suas próprias limitações. Algumas questões são, portanto, fundamentais. Você domina o processo no qual pretende atuar? Como pretende fazer com que ele se torne realidade? Quais são as características dos concorrentes?

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A criação de uma marca própria

A criação de uma marca vai muito além do caráter físico do empreendimento, ou seja, não basta alugar um espaço de escritório e contratar uma equipe, é preciso investir na identidade do seu negócio. Para tal, procure definir quais valores pretende seguir, qual o discurso adotado pela sua empresa, e como este será impresso no relacionamento com o cliente. A criação de um material gráfico próprio também é fundamental: defina a comunicação visual do empreendimento com base nos seus valores e na imagem que pretende oferecer ao mercado.

Internet e redes sociais

A tecnologia é forte aliada de empreendedores nos dias de hoje, dado que a internet se tornou um meio de comunicação através do qual é possível atingir milhares e milhares de pessoas diariamente. Invista, assim, em uma página bem estruturada para o seu negócio, na qual são apresentados projetos, catálogos de imóveis, anúncios, e campanhas de publicidade, bem como as ferramentas de contato.

As redes sociais também são ótimas ferramentas para a divulgação e o relacionamento com clientes: invista em uma página atualizada, e apresente sua marca para estes através de dicas, opiniões e informações relevantes sobre o seu mercado de atuação. Uma das principais características daqueles que desejam investir no empreendedorismo é a capacidade de sair da sua zona de conforto e, com foco em algo que acredita, buscar algo novo em sua vida profissional com disposição e dedicação.

E você, corretor, já pensou em empreender? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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