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Corretor de imóveis - 6 pecados mortais ao atender um cliente

Corretor de imóveis: 6 pecados mortais ao atender um cliente

Você quer arruinar seu negócio? Está pronto para o fracasso e para deixar seu lugar ao sol para a concorrência? Muitas vezes parece que essa é a ideia do corretor de imóveis que, fechado para as tendências reais do mercado e estratégias de venda, simplesmente tomam atitudes que mais afastam do que atraem os clientes. Sim, você deve ser arrojado, ter atitudes próprias e iniciativa, mas cuidado para não ser aquele tipo desagradável, que faz com que o cliente coloque um imenso “não atenda, é mala” no lugar do seu nome na agenda do telefone. Afinal, viver de vendas é uma coisa, mas ser um vendedor chato é outra bem diferente. Mas será que você é assim? Veja nossa lista dos seis pecados mortais ao atender um cliente e aproveite as dicas para mudar seu atendimento, se for o caso, é claro.

1. Falar pelos cotovelos sem prestar atenção no que o cliente tem a dizer

Há corretores que acham que todo cliente é igual, ou melhor, que já sabe de antemão o que ele quer e sequer ouve o que ele está falando. Esquece completamente que a escolha de um imóvel envolve não apenas a disponibilidade econômica, mas fatores emocionais, sonhos e esperanças, além de ser um investimento significativo. Acaba não só se tornando antipático, mas também costuma oferecer imóveis que não têm nada a ver com o que está sendo procurado.

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2. Mentir ou falar qualquer coisa para fechar o negócio

Iludir o cliente sobre as condições de um imóvel ou de pagamento, atribuir falsas características ou prometer o que não é possível é um veneno para a carreira de qualquer corretor – além de ser antiético, é claro. Isso é muito comum com alguns profissionais que vendem imóveis na planta, por exemplo, e que não repassam os prazos certos e informam apenas o que pode ser interessante para a venda, omitindo fatos importantes.

3. Prometer uma coisa, fazer outra

É cometido por aquele corretor de imóveis que não tem nenhum compromisso com o cliente e, apesar de fazer promessas, se volta só para a melhor oferta. É ele quem promete segurar o imóvel, mas depois 10 minutos que o cliente sai da imobiliária, já está ligando e oferecendo o imóvel para outro. É o profissional que acha que “palavras o vento leva” e, portanto, só vale o que está escrito.

4. Abandonar o cliente

Para quem comete este pecado, a pós venda simplesmente não existe. Deixa o cliente sem qualquer assistência e frequentemente está ocupado demais para esclarecer dúvidas ou atender qualquer necessidade relacionada ao imóvel. Ele esquece que essa é uma importante fase da fidelização e acaba perdendo possíveis indicações para novos clientes.

5. Ficar esperando os clientes aparecerem

É praticado pelo corretor que coloca um anúncio e espera o telefone tocar, que olha a concorrência, se lamenta, mas não faz nada. Acomodado, prefere achar que as boas oportunidades surgem do nada e acaba não procurando por elas.

6. Não conhecer o que vende

Quem comete este pecado até sabe a parte técnica do fechamento de vendas, mas não se interessa pela legislação, por decoração, jardinagem ou arquitetura – afinal, o que esses assuntos têm a ver com corretagem? Não percebe que, com conhecimentos nessas áreas, pode sugerir mudanças ao possível comprador, plantar imagens do apartamento decorado na mente do interessado, sugerir modificações em um quintal ou a abertura de paredes para ampliar espaços. É o profissional que não sabe responder perguntas sobre o tipo de revestimento que o imóvel tem, o ano de construção ou por quantas reformas já passou – e nem procura saber.

Ser corretor de imóveis é exercer uma atividade bastante lucrativa, mas para ter sucesso é preciso atuar com bom senso e interesse. O conhecimento e a empatia são duas qualidades que devem caminhar juntas na corretagem de imóveis, sempre com honestidade, ética e dedicação, criando diferenciais de atendimento capazes de levar o corretor a uma carreira de sucesso.

Da mesma forma que certas atitudes podem tornar você um profissional desagradável, afastando clientes, existem também 3 hábitos que todo corretor de imóveis deve adotar. Confira nossas dicas e compartilhe conosco suas ideias nos comentários!

 

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Comentários

Matheus Mesquita

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

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