Como fortalecer sua rede de contatos

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Seja qual for a sua profissão, você sabe que ter uma boa rede de contatos é de fundamental importância. É através dela que você consegue parcerias, aumenta sua carteira de clientes, consegue indicações para jobs, fica atualizado sobre as últimas novidades do meio (e leia-se “fofocas” também), sabe quem assumiu aonde, que saiu de onde, qual as novas empresas concorrentes no mercado e as vagas que estão disponíveis.

Agora imagine a relevância de um boa networking para o corretor: ele é praticamente vital, principalmente para quem trabalha como autônomo. Mas como fortalecê-lo no seu dia a dia de forma que se transforme em uma ferramenta praticamente automática? Sim, isso é possível. Uma boa rede de contatos, na verdade, acaba meio que funcionando sozinha, desde que bem trabalhada, é claro.

Afinal, não basta ter um monte de nomes, telefones e e-mails na sua agenda nem centenas de amigos no Facebook. É preciso estratégia, principalmente para que as pessoas não se sintam usadas. Uma rede de contatos eficiente é aquela que é fortalecida aos poucos, dia após dia, através de um relacionamento consistente e – por que não? – vantajoso para ambos os lados.

Comece a formar a rede aos poucos

Se você é novo no mercado e quer começar a formar a sua rede de contatos, lembre-se que o princípio básico de qualquer relacionamento é a honestidade e a sinceridade. Se este relacionamento será meramente profissional ou acabará tornando-se uma grande amizade, apenas o tempo é capaz de dizer, mas estas devem ser a base desde os primeiros contatos.

E para fazer estes primeiros contatos, é importante que você conheça pessoas e se torne conhecido também. Frequente clubes, reuniões, networkings, assembleias da categoria, churrascos com o pessoal da imobiliária, vá ao futebol e até à piscina do condomínio. Um bom contato pode estar aonde menos se espera. Seja simpático, agradável e só fale sobre a sua profissão e saia distribuindo cartões se o encontro for realmente profissional. Caso contrário, deixe o assunto vir à tona naturalmente – e se não vier, relaxe, da próxima vez ele virá.

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Encare o networking como estratégia de crescimento

Esse relacionamento entre profissionais da mesma área é a parte mais importante da sua rede de contatos – que engloba todos os seus conhecidos, clientes em potencial. Você já conhece todas as oportunidades que podem ser criadas pela networking, mas talvez não saiba como mantê-la fortalecida. Uma boa dica é definir estratégia para cada profissional, tirando algumas horas semanais para cuidar dessa parte, ou seja, manter o relacionamento vivo.

Claro que é praticamente impossível falar ao telefone com todo mundo ou mandar e-mails personalizados para, digamos, 10 mil pessoas, então divida-as em grupos. Você pode mandar novidades para um grupo, telefonar para outro, dar mais atenção às redes sociais de outro. Procure oferecer alguma coisa que seja do interesse comum de cada grupo: uma notícia, um produto, um brinde. Às vezes encontramos com amigos em comum, é uma boa oportunidade para uma abordagem mais íntima. Outra dica é anotar o máximo possível de informações sobre cada uma delas, até para não esquecer.

Foram colegas de faculdade? Se conheceram no estágio? Ambos tiveram o mesmo primeiro emprego? Foram parceiros em alguma venda? Aquela pessoa o apresentou a alguém ou o indicou para algum negócio? Anote também as datas de aniversário e até se alguma coisa não muito agradável rolou em alguma ocasião: assim fica mais fácil não deixar que aconteça de novo ou evitar gafes. E não esqueça: todo relacionamento deve ser uma via de mão dupla. Não espere o outro fazer um favor para depois retribuir, tome você a iniciativa. Dessa forma você estará fortalecendo sua rede de contatos e, quem sabe, até ganhando um grande amigo.

Quer saber mais sobre networking, ficou alguma dúvida? Como você faz para fortalecer o seu? Conte para a gente a sua experiência aqui nos comentários!

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