Skip to main content
Ilustração Aluguel de casas porque investir em divulgação nas férias

Aluguel de casas: porque investir em divulgação nas férias?

Muitas pessoas associam dezembro e janeiro com férias escolares e profissionais, descanso e viagens. No entanto, esses meses oferecem grandes oportunidades para os corretores de imóveis que trabalham com o aluguel de casas e, talvez, a melhor ideia seja atuar nesse período.

Com algumas pesquisas e análises, é possível encontrar dados que confirmam com esta visão e convencem os corretores de que é uma boa ideia adiar as tão esperadas férias. Por exemplo, estima-se que as buscas em portais imobiliários crescem cerca de 50% em janeiro em relação a dezembro, o que significa mais pessoas buscando uma casa para morar. Com o maior volume de buscas, portais como o VivaReal conseguem entregar cerca de 60% mais de leads aos anunciantes no primeiro mês do ano.

Google Trends também indica negócios em janeiro

Outro dado que demonstra essa tendência no início do ano é analisar as buscas realizadas no Google. Se utilizarmos a expressão “aluguel de casas“ no Google Trends, que mostra o volume de buscas, vemos o seguinte gráfico:

grafico-vivareal

O gráfico indica claramente que o pico de buscas pelo termo “aluguel de casas” se concentra na primeira semana de janeiro. Com a maior procura, surgem mais oportunidades de negócio, ainda mais com muitos corretores de férias e imobiliárias trabalhando com esquema de plantões, diminuindo a concorrência.

Um bom corretor estuda o mercado e se adequa a demanda, criando boas oportunidades para si mesmo, apesar da concorrência no setor. Geralmente, quem busca o aluguel de casas leva cerca de um mês até concretizar o negócio. Na prática, isso implica que perder o volume de consumidores em janeiro pode trazer diminuição nos contratos até fevereiro, quando geralmente temos o feriado de Carnaval e possível diminuição na demanda por imóveis.

Os consumidores levam um tempo para atravessar a jornada até assinar o contrato de aluguel imobiliário, mas isso não significa que eles irão esperar o corretor voltar de férias. Por isso, vale a pena ficar atento à demanda e não perder negócios para os concorrentes.

Porque as pessoas buscam o aluguel de casas nas férias?

Existem diversos motivos apontados como razões para as pessoas buscarem o aluguel e até a compra de imóveis durante o final e começo de ano. Alguns apontados como principais são:

  • Benefícios trabalhistas: quem trabalha com registro em carteira no Brasil, recebe em dezembro o 13º salário e, em alguns casos, bonificações e participação nos lucros das empresas. Para quem busca um novo lar, esse montante pode representar uma boa diferença, seja para o depósito caução, seguro ou até mesmo para a decoração do novo lar.
  • Férias: escolher e optar pelo aluguel de casas requer tempo, pesquisa, visitas e paciência. Com as férias coletivas empresariais ou mesmo educacionais, os clientes em potencial apresentam mais tempo para analisar, visitar e buscar imóveis novos.
  • Início de um novo ciclo: mudança de escola, início de faculdade, um emprego diferente ou apenas as vontades de aproveitar o começo de um novo ano para uma mudança na rotina levam as pessoas a procurarem o aluguel de casas nesse período.

O início do ano também pode representar um novo  momento para o corretor, adotando novas práticas como anúncios em portais imobiliários, técnicas de marketing digital ou até mudanças para praticar o atendimento com excelência e, assim, iniciar os negócios em 2017 com uma nova visão do mercado e novos desafios. E você? O que pensa do mercado imobiliário em janeiro? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

VivaReal

VivaReal é o portal imobiliário para você vender, comprar, alugar ou investir em imóveis residenciais e comerciais em todo o Brasil, outros países da América Latina e também nos EUA.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE