A importância de fazer as coisas bem feitas para alcançar mais resultados no mercado imobiliário
Tecimob
O que você vai fazer hoje para atingir melhores resultados no mercado imobiliário? Quem sabe você tenha uma lista com tarefas simples para ajudar no seu dia. Quem sabe ela seja parecida com essa:
- Plantão pela manhã em um stand;
- Realizar ligações para agendar atendimentos;
- Encaminhar e-mails sobre futuros lançamentos;
- Ir à tarde no cartório solicitar atualização de matrículas;
- Atender o cliente na imóvel marcado.
Se você tem uma lista como esta, você possui um check-list, ou um mecanismo de controle, composto por um conjunto de condutas e tarefas que devem ser lembradas ou executadas em sequência de modo a permitir esmero e excelência em seus procedimentos. Sei e entendo que muitas pessoas não gostam muito deste tipo de procedimento, pois acreditam que o corretor deve trabalhar livre, sem amarras. Respeito quem consegue trabalhar desta maneira, mas eu mesmo vejo meus resultados melhorarem à medida em que eu pratico a utilização de listas no meu cotidiano. Compartilho com vocês algumas dessas experiências, de produção de listas e da disciplina em segui-las neste artigo.
“Falta de tempo é a desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos” – Einstein
Me apaixonei por listas depois de ler o livro Check List, como fazer as coisas bem feitas de Atul Gawande. Médico cirurgião respeitado, Gawande apresenta várias pesquisas e relatos de profissionais que comprovam que o checklist evita desperdícios, erros bobos que se convertem em catástrofes e como a utilização constante permite o crescimento da performance das mais diversas áreas.
Tenho uma história recente sobre este ponto. Eu nunca lavei meu carro duas vezes em um mesmo lava-rápido até que encontrei meu atual fornecedor. Me surpreendi quando fui retirar o carro no horário combinado e encontrei tudo pronto e perfeito, mesmo sendo uma lavagem simples. Ao retirar as chaves e antes de entrar no carro verifiquei um checklist pendurado na parede com os itens que mereciam atenção:
- Limpar o cinto de segurança
- Verificar se as borrachas foram limpas;
- DEVOLVER os pertences ao console do carro ou no porta-luvas!
Fiquei encantado e nunca mais deixei de lavar o carro ali. Muito disso pela lição que recebi: por mais simples que seja sua tarefa, ela merece ser feita com muita atenção.
“Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca pela excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” – Pitágoras
E como adquirir a disciplina para tornar a realização de tarefas como forma fundamental na busca por mais resultados? Adquirindo ou alterando hábitos. Mais uma vez, indico um livro que é capaz de ajudar você nesta busca, O Poder do Hábito, onde o autor Charles Duhigg ensina que para você atingir metas e potencializar resultados, entender como os hábitos funcionam é fundamental. Através de técnicas científicas, o autor apresenta formas de criar “pequenas vitórias alimentam mudanças transformadoras, elevando vantagens minúsculas a padrões que convencem as pessoas de que conquistas maiores estão dentro do seu alcance.”
Criar rotinas pode ser algo aborrecedor em um mercado tão dinâmico quanto o mercado imobiliário. Felizmente, para aqueles que desejam, mas não conseguem se policiar na criação e realização de tarefas, existem formas mais simples de verificar checklists: os aplicativos. Existem vários e poderíamos fazer um artigo só com apps que ajudam na criação de checklists e rotinas.
Os que mais gosto são: Wunderlist: Ferramenta que permite a criação de checklists e tarefas compartilhadas em equipes. Possui diversos alertas que ajudarão você a ser mais produtivo. É gratuito e disponível para Android e iOS. To do Ist: Praticamente toda aplicativo de lista de tarefas, promete a mesma coisa: ajudar você a organizar seu dia partir de alerta. O To do List é bem bacana para quem gosta de utilizar extensões no computador. Disponível gratuito também para Android e IOS.
Você utiliza checklists em sua rotina imobiliária? Possui listas para fazer captação ou para escrever um anúncio? Gerencia equipes e para melhorar a performance, cria listas para fazer escalas de trabalho por exemplo? Conta pra gente nos comentários quais os checklists que permitem você fazer as coisas bem feitas em sua imobiliária.