Saiba como funciona o iBuyer Comprador Instantâneo do Grupo Zap

Tecimob
Updated on

O Ibuyer é um novo modelo no mercado imobiliário baseado em big data (refere-se a um grande conjunto de dados gerados e armazenados), onde através de tecnologia e inteligência artificial é possível produzir avaliações mais precisas e comparar com as principais demandas de mercados locais, para destravar as transações imobiliárias

Nos Estados Unidos este modelo já está causando uma disruptura no mercado imobiliário local.

Alguns empresas que estão atuando por lá:

Estamos em um momento no mercado imobiliário brasileiro e mundial, existe um desejo em tentar reduzir o tempo no processo, para aumentar a liquidez para os proprietários.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Vantagens do iBuyer para os negócios imobiliários

Entre os pontos positivos mais fortes para o mercado imobiliário, o iBuyer deve trazer, em primeiro lugar, uma maior liquidez ao setor. No exemplo mais atual disso, apenas nos primeiros 12 meses do negócio, o Grupo ZAP pretende adquirir de 200 a 300 imóveis nos principais centros urbanos do país.

Como no Brasil cerca de 50% dos pedidos de financiamento imobiliário são reprovados pelas instituições financeiras, com o iBuyer também é possível afirmar que menos imóveis ficarão “parados” devido à reprovação do crédito para seus clientes. No modelo iBuyer, o bem é comprado à vista com o aporte da empresa interessada no imóvel.

Em segundo lugar, porém não com menos importância, a transparência nos negócios imobiliários brasileiros tende a sentir as principais consequências positivas desse novo modelo de negócio: com a informação mais certeira sobre as transações, será possível ser mais assertivo também na precificação dos imóveis, ajudando profissionais do mercado e proprietários no momento de definir o preço certo e, assim, diminuindo o tempo nas negociações.

Qual o papel das Imobiliárias e o Corretores?

O Grupo ZAP, no Brasil, ao contrário de algumas empresas americanas, por exemplo, terá como modelo parcerias com os agentes imobiliários e corretores independentes que terão a possibilidade de indicação dos imóveis para a empresa e, caso o negócio ocorra, eles serão
comissionados.

“Temos o maior banco de dados de oferta e demanda do mercado imobiliário, equipes de data scientists e especialistas em machine learning. Conectando os dados ao time com capacidade analítica robusta, podemos entender os valores de mercado dos imóveis. Dessa forma, podemos tomar decisões racionais para fazer ofertas rapidamente, ou seja, sermos iBuyers”. Lucas Vargas, CEO do Grupo ZAP

Vantagens do iBuyer para os proprietários de imóveis

Segundo informações do Grupo ZAP, os proprietários de imóveis comprados no modelo iBuyer, há uma série de conveniências:

  • Não será preciso mais se preocupar em reformar o imóvel para vendê-lo;
  • Não haverá taxas de venda;
  • Não existirá risco na depreciação do imóvel;
  • Devido à simplificação das transações, o tempo de venda do imóvel poderá ser 10 vezes mais rápido;
  • Devido ao menor tempo do imóvel “parado”, o proprietário irá pagar condomínio e IPTU por menos tempo.

Por último, também espera-se que o iBuyer traga uma redução drástica no tempo da jornada de compra de imóveis no país, que atualmente é de cerca de 468 dias. Com o novo modelo de negócio, é possível que esse tempo diminua em até 10 vezes.

O que você achou dessa novidade? Compartilhe conosco nos comentários a sua opinião.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.