Como a prática do Follow Up permite mais eficiência ao corretor de imóveis

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Follow Up é um termo muito comum para quem trabalha com vendas. É utilizado para citar o acompanhamento realizado pelo vendedor ao cliente que solicita informações através dos canais de atendimento da empresa.

É extremamente eficaz pois ajuda a criar um relacionamento ativo e duradouro e permite negócios futuros uma vez que o vendedor está sempre em contato com seu futuro cliente. É também fundamental nas práticas de pós venda, pelos mesmos benefícios: relacionamento com o cliente, o que gera vendas e evita reclamações futuras.

Para o corretor de imóveis, que trabalha com foco na internet ou mesmo em plantões, e que recebe mensalmente um número razoável de leads, realizar o follow up dos seus clientes será importante para que ele entenda em que fase do ciclo de compras estão os seus clientes, de modo a segmentá-los e permitir ações mais produtivas.

Utilize o seu CRM para executar o follow up

Dependendo da quantidade de contatos, ou da sua carteira de clientes, com o passar do tempo e o acúmulo de informações, fica impossível gerenciar o que buscam seus clientes, a data de aniversário, perfil de busca e etc. Você pode estar acostumado a fazer tudo isso com uma agenda e para quem gosta de planilhas, o Tecimob disponibiliza algumas bem úteis. Veja nos Modelos de Planilha para Imobiliária.

Mas o ideal, se você quer mesmo tornar o follow up como um hábito é utilizar o seu CRM para esta prática. Coletar o máximo de informações do seu atendimento e a cada nova ligação ou reunião com o futuro cliente, voltar ao software e atualizar a ficha do seu cliente.

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Gosto muito do Tecimob para realizar follow up pela facilidade com que a ferramenta foi concebida, a começar pela forma como é chamado o histórico de follow up: Vida do Cliente.

É na Vida do Cliente que você poderá acrescentar dados, aprimorar a busca, saber quais imóveis foram encaminhados para esta pessoa e demais informações que forem necessárias. Além do mais, também é possível ser automaticamente lembrado de quanto tempo faz desde seu último contato e ter uma visão mais clara do funil de vendas.

Seja pelo CRM imobiliário ou seja através de planilhas, para executar o Follow Up de maneira eficiente, o corretor de imóveis precisa colocar-se no lugar de seu cliente e ter em mente que comprar um imóvel pode levar bastante tempo. O futuro comprador precisa pesquisar, visitar, avaliar antes de concluir a compra de sua residência.

Essa busca por informações enriquecem a conversa, fornecem ao corretor dados que o ajudarão a encontrar o imóvel de acordo com o que busca o cliente e neste momento, ele assume um papel de consultor, acompanhando o futuro comprador nas várias etapas da busca por sua casa.

Isto será um grande diferencial para o profissional que executa o Follow Up, já que muitos corretores ainda insistem em manter contato apenas no momento que o cliente gera um pedido de mais informações.

Além disso, um follow up bem executado, respeitando o tempo do cliente, será eficaz para ganhar a confiança do mesmo, tornando-se uma referência e recebendo em troca, algumas indicações pelo bom trabalho.

E você? Tem alguma história para contar a respeito de Follow Up? Quase todo mundo já realizou uma venda ou conhece alguém que, mantendo contato constante com seu clientes conseguiu realizar bons negócios. Conte aqui nos comentários!

Um abraço e até a próxima.

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