Como eu posso ajudar o cliente com a aprovação financeira?
Tecimob
Para garantir que o seu cliente terá acesso ao melhor atendimento possível, o corretor de imóveis deve procurar agregar valor aos serviços que oferece. Uma forma de fazer isso é tirando dúvidas que vão além da metragem dos imóveis vendidos. Sendo assim, é importante que o profissional esteja preparado para responder a diversos tipos de questionamentos relacionados a negociações de compra e venda de imóveis, inclusive sobre financiamento bancário.
É preciso considerar que muitos dos seus clientes precisam recorrer a esta modalidade de pagamento para concluir a compra. Tirar dúvidas e oferecer dicas que facilitem a aprovação bancária são meios de garantir que a venda seja fechada.
Como o corretor pode facilitar a aprovação bancária do cliente
Em primeiro lugar, é fundamental que o corretor tenha conhecimento sobre as regras estipuladas pelas instituições financeiras. Visite o site de instituições como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e de outros bancos que ofereçam a possibilidade de financiamento de imóveis e leia as exigências de cada uma delas.
Assim, você estará mais bem preparado para ajudar o seu cliente a decidir entre um banco e outro. Também poderá oferecer dicas e tirar dúvidas importantes nesse momento. Com este conhecimento, o corretor também pode ajudar o cliente com a documentação necessária para a aprovação de crédito. Procure saber mais sobre cada exigência dos bancos para responder aos questionamentos do comprador em potencial. Estas são ações que contribuem para que o cliente se sinta mais seguro e esteja preparado na hora de solicitar o financiamento bancário.
Exigências acerca do imóvel
É importante saber que existem dois elementos principais para a aprovação do crédito: o primeiro é que o comprador tenha o crédito aprovado. De maneira geral, é preciso que o seu cliente comprove a renda estipulada pelo banco e que não tenha restrições em órgãos como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O segundo elemento é em relação ao imóvel.
No financiamento, o imóvel é a garantia do banco caso o comprador, por algum motivo, não possa arcar com as parcelas. Por isso, as instituições têm muito cuidado ao aprovar o financiamento de uma casa ou apartamento. São exigidos documentos como o habite-se e as certidões negativas de débito. O corretor pode facilitar o processo tendo estes documentos preparados para que o cliente leve ao banco. O profissional também pode garantir, com antecedência, que não esteja faltando nada e que não hajam empecilhos com o imóvel que possam atrasar a aprovação do crédito.
Autônomos e profissionais liberais
Para não perder oportunidades de negócio, também é importante que o corretor saiba como autônomos e profissionais liberais devem agir para garantir a aprovação de crédito. Em casos assim, o extrato bancário e o imposto de renda podem funcionar como comprovantes do valor mensal que o profissional ganha. Também é interessante que o autônomo formalize o seu negócio, por meio de uma empresa MEI, por exemplo. Quanto mais segura a renda parecer para a instituição financeira, maior a probabilidade de aprovação.
Você está preparado para atender os seus clientes com dúvidas sobre aprovação de crédito bancário? Deixe uma resposta nos comentários.