5 lições sobre o trabalho do corretor de imóveis que aprendi vendo Modern Family

Tecimob
Updated on

É muito provável que assim como eu, você já tenha assistido a série ‘Modern Family’. Já na nona temporada, a série foca nos relacionamentos entre membros de uma família pouco convencional e só por isso, já vale a pena ser assistida. Mas para quem trabalha no mercado imobiliário, um personagem chama muito a atenção pela sua atuação como corretor de imóveis.

5 lições sobre o trabalho do corretor de imóveis que aprendi vendo Modern Family

Phil Dunphy, o paizão vivido pelo ator Ty Burrel, é um corretor de imóveis de uma pequena imobiliária de Los Angeles que divide o seu tempo entre a família e o trabalho. Mesmo passando por vários percalços comuns aos corretores (o que é uma das coisas mais legais de Modern Family), Phil é um profissional bem sucedido que possui um tremendo orgulho de sua profissão e faz questão de demonstrar sempre que pode. Assistindo Modern Family, (no Brasil está disponível no Fox Life) aprendi muito com Phil Dunphy e compartilho neste post algumas lições importantes sobre como um corretor de imóveis deve se posicionar quanto ao seu mercado, sua concorrência e principalmente os desafios de sua profissão.

1 – Sentir orgulho em ser um corretor de imóveis

Phil acredita plenamente que suas habilidade de intermediação imobiliária são equivalentes aos poderes de um super herói. Ele não migrou de uma profissão para a corretagem. Ao contrário, sempre se apresenta como corretor de imóveis e faz isso em diversas ocasiões, mesmo que não esteja trabalhando. Ele é tão orgulhoso de sua capacidade de negociação quanto é consciente do seu papel em ajudar as pessoas a comprar sua casa. Faz palestras nas associações de bairros, se apresenta na escola dos filhos. Ele não perde uma chance de se apresentar como corretor e isto rende a ele muitas vendas.

2 – Entende a necessidade de cada cliente

Conhecer qual a real necessidade de um possível cliente é fundamental para que Phil desenvolva o seu trabalho. E ele não mede esforços para isto. Não são poucas as vezes em que, para mostrar uma casa ele cria situações onde é capaz de reverter uma captação ou mesmo convencer um proprietário de que ele é capaz de fazer o negócio.

Também não são poucas as vezes em que ele fica sem vender mas nem por isso esmorece, ao contrário, encontra nichos de mercado e especializa-se no atendimento segmentado para atingir suas metas. É por isso que em um dos episódios ele define o corretor de imóveis como um ‘ninja de terno’. Ele sabe do que está falando!

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

3 – Investir em diferentes mídias para divulgação

O mercado americano é altamente competitivo. Frequentemente os corretores precisam se reinventar sendo criativos e se apresentando como um profissional diferenciado da concorrência e neste sentido Phil se esforça muito. Nem todas as ações são um sucesso, mas ele tenta: banco de praça, ponto de ônibus, camisetas, adesivos nos carros da família. Phil acredita que todo espaço disponível para mídia pode lhe render um novo contrato e por isso ele investe sempre.

4 – Experimentar novas tecnologias para atendimento

Se Phil Dunphy não fez ainda um site ou migrou para os anúncios na internet, não posso dizer que ele não é um apaixonado por tecnologia e faz dessa paixão uma forma de melhorar os seus atendimentos. Quer filmar seus imóveis com drones? Phil já fez isso. Atender clientes por videoconferência? Já fez também. E na última temporada ele adquiriu um robô para atendimentos à distância. Eu acredito em toda inovação tecnológica para vender imóveis e ver como Phil se dedica a isto em Modern Family me faz ver o quanto isto é uma verdade.

5 – Ser um exemplo para os colegas de profissão

O personagem Phil Dunphy é mais que um corretor de imóveis de sucesso, exemplar e que transmite confiança parece ter convencido também a National Association of Realtors (NAR) dos EUA, um órgão equivalente ao CRECI aqui no Brasil. Phil não é só um corretor, ele é presidente da associação local, participa dos eventos referentes a sua classe e sabe da importância de ser um corretor legalizado e sempre apresenta isso como um diferencial   Aproveitando o sucesso do personagem e sua boa aceitação perante o público, a NAR contratou o ator Ty Burrel para gravar comerciais onde Phil transmite insights de boa conduta e dicas de negociação para corretores onde o objetivo principal é transmitir a mensagem de que ser comprar um imóvel com segurança, faça isso com um corretor de imóveis legalizado.

A profissão de corretor de imóveis não é tratada com muito respeito quando retratada em filmes ou séries, talvez porque alguns maus profissionais tenham colaborado para a criação de um estigma de quem só está interessado na comissão ou de que vale tudo por uma venda, inclusive ser desonesto. Em Modern Family eu encontrei a profissão do corretor de imóveis tratada com respeito, dignidade sem apelar para o estereótipo do vendedor nato que bate todas as metas. Phil Dunphy é como eu ou você, tem seus problemas e suas limitações e nem por isso deixa se abater ou perde o sorriso no rosto.

Um abraço e até próxima.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.