Skip to main content
Você possui todos os acessos aos canais digitais da sua imobiliária?

Você possui todos os acessos aos canais digitais da sua imobiliária?

É você mesmo quem cuida dos canais digitais da sua imobiliária? Ou sua condição é a mesma de muitos gestores que, por não conhecer todas as alternativas existentes para o marketing digital, delegam essas tarefas para uma agência ou profissional de sua confiança.

Até aí, está tudo certo. Afinal até os profissionais mais experientes, conhecedores  de estratégias digitais fazem isso para poder focar em negociações e resultados.

O problema é quando, por falta de conhecimento ou excesso de confiança no profissional ou na empresa que irá executar o serviço, a criação dos acessos a estes canais é feita através do perfil, CPF ou qualquer outro dado que confira ao criador daquela conta a sua titularidade.

Quando feito desta forma, a saída de um profissional ou mesmo um desalinhamento entre as partes pode colocar em risco não só toda estratégia, mas também pode significar ao proprietário abrir mão de determinadas funções importantes que só cabem ao administrador.

Claro que a grande maioria dos profissionais que executam esse tipo de serviço é confiável. Mas é bom que todo gestor imobiliário fico atento ao assunto, garantindo tanto a segurança de seus dados quanto a sua performance digital.

Confira alguns canais, cujos acessos você não pode perder de maneira alguma:

Registro de Domínio

Para ter um site publicado é necessário escolher um domínio, registrá-lo em um órgão competente, recolher uma taxa e contratar um servidor.

Ao registrar o domínio, é possível determinar quem será o operador administrativo, financeiro e técnico. Isto significa que, ao registrar o seu site, você não precisa ceder seu direito de proprietário para terceiros.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Outro cuidado é saber em nome de quem está o seu site. Isso é bem fácil de ser feito em canais especializados como este.  Consulte e se for preciso, peça para o administrador da sua conta para transferir para você o acesso administrativo.

Quando seu domínio está registrado em nome de outra pessoa, é esta pessoa a proprietária do site e ele poderá a qualquer momento tirá-lo do ar ou redirecionar para outro conteúdo. Portanto mantenha o seu domínio no seu nome ou no nome da sua empresa.

Web Analytics

O Web Analytics, ferramenta gratuita que apresenta dados e métricas sobre sites é de extrema importância para qualquer estratégia digital, pois ele guarda todo o histórico do seu tráfego.

Ele permite criar vários tipos de usuários, cada um com sua atribuição e entre estes o administrador da conta é quem possui acesso a todas as mais importantes informações.

Já peguei contas em que mesmo depois da agência deixar a conta, não é possível recuperar algumas funções como por exemplo a criação de funis de meta e filtros de IP. Isto porque neste caso, o criador da conta precisa atribuir suas credenciais a outro usuário quando deixar a administração.

O ideal é que seja criado uma conta  de e-mail específica para a criação de perfis e canais digitais, e para isso, o Google é a melhor opção.

Conta Google

O Google dá acesso a inúmeras opções de marketing digital além do web analytics. Entre eles estão o YouTube, o Google Meu Negócio, Google Docs, AdWords entre outros.

Ao invés de criar uma conta para cada um destes canais ou utilizar e-mails pessoais, adote um e-mail suaempresa@gmail.com e o utilize para tudo referente a marketing digital.

Se não for você quem vai criar ou cuidar da conta, pergunte a sua agência ou ao profissional que está tomando conta disso para você. Caso existam ainda e-mail pessoais em suas contas, troque imediatamente.

Perfis em redes sociais

O mesmo raciocínio vale para os perfis em redes sociais. Não faz sentido criar acessos com contas particulares e o mesmo e-mail criado para contas Google neste caso.

Ferramentas como o Business Facebook são perfeitas para o gerenciamento compartilhado e foram pensados para situações como esta, onde é preciso preservar o canal, que no caso é a página, quando existe a necessidade de troca de administrador.

Você conhece algum canal digital que mereça ser mencionado neste texto? Conhece a história de alguma empresa que perdeu algum acesso ou histórico de tráfego? Conta pra gente aqui nos comentários.

Um abraço e até a próxima

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE