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Corretor autônomo ou dono de imobiliária?

Corretor autônomo ou dono de imobiliária?

Para grande parte da população, ter seu próprio negócio é um sonho de independência e de autonomia. Entre os corretores imobiliários não é diferente, afinal, após anos de estrada, depois de montar um networking e acumular conhecimento, ser dono da própria imobiliária é uma realização profissional sem tamanho.

Os caminhos que levam à realização deste sonho, no entanto, podem ser variados porque a experiência em corretagem não é suficiente para abrir uma imobiliária. É claro que ela é importante, mas são muitos outros os aspectos que também disputarão a sua atenção caso você decida abrir seu próprio negócio. Burocracia, planejamento estratégico, marketing, treinamento e divulgação são apenas alguns deles.

E, no meio disso tudo, fica a questão: afinal, vale mais a pena ser dono de imobiliária ou funcionário? Se a primeira opção é a que mais lhe agrada, confira nossas dicas e conheça os primeiros passos para ingressar nessa nova etapa da sua carreira.

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Atenção à burocracia

Ter sua própria imobiliária é um ótimo negócio, afinal a carreira é uma das mais promissoras dos últimos anos. Mas não custa lembrar que, além dos seus conhecimentos em corretagem (que exigem graduação em Ciências Imobiliárias ou curso técnico em Transações Imobiliárias ou Gestão Imobiliária), é preciso também passar por um Exame de Proficiência.

Além disso, conhecimentos em Administração são imprescindíveis e devem servir também para você decidir se abrirá uma marca própria ou investirá em alguma franquia imobiliária já fixada na sua cidade. Neste último caso, você contará com a assessoria do dono da franquia.

Depois, ainda é preciso reunir os documentos necessários, como CNPJ, elaboração do contrato social da empresa, seu registro na Junta Comercial do estado, alvará municipal e inscrição estadual. A dica é contratar um advogado que o ajude nessa etapa.

Faça um planejamento estratégico

A experiência como corretor e a sua cartela de clientes são fundamentais, mas não bastam para fazer sua imobiliária prosperar: você precisa fazer um planejamento detalhado que inclua previsão média de gastos, investimentos, custos com pessoal e capital de giro, por exemplo. Trata-se do planejamento estratégico. Para isso, um profissional de administração é primordial para auxiliar no processo.

Preocupe-se com marketing digital

Sem ele vai ser difícil chegar a algum lugar. Hoje quem não está na rede não aparece e não é visto. Sem ele, seus clientes não chegarão a você. Ainda mais se você está no ramo imobiliário.

Para isso você precisa contar com ferramentas de marketing digital, como e-mail marketing, divulgação em redes sociais, produção de conteúdo para blog próprio e sites parceiros, anúncios em portais, anúncios em sites especializados, newsletters e várias outras que farão com que sua imobiliária e os imóveis que você tem a oferecer sejam vistos. É a hora de você entender, por exemplo, porque e como usar o Google Adwords para vender imóveis, uma ferramenta poderosa para conseguir mais clientes. 

Dentro da estratégia de marketing digital imobiliário você cria uma parceria com seus clientes, fornecendo informações relevantes e estabelece uma relação que vai além do anúncio formal. A estratégia deve prever ações de divulgação on e off-line alinhadas, que abranjam seu público-alvo com eficiência e aumente seu networking.

Treinamento: a hora que sua experiência mais conta

É nessa hora que todo o know-how adquirido como corretor de imóveis deve ser usado para treinar a sua equipe, qualificando a sua mão de obra de forma a ensiná-los a tomar decisões assertivas que tragam resultados positivos. Faça treinamentos, incentive a troca de conhecimentos e implante ações que incentivem a competitividade saudável.

Claro, a escolha entre ser funcionário ou apostar nessa nova etapa da sua carreira só depende de você, mas o preparo e conhecimento são fundamentais desde já.

Conte para a gente como você está planejando seu futuro na corretagem de imóveis e compartilhe conosco suas ideias e dúvidas aqui nos comentários!

 

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Comentários

Patrícia Alves

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

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