O guia do relacionamento para o corretor moderno

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Odiado por uns, amado por outros, o vendedor realmente é uma figura ambígua no imaginário dos consumidores. Para alguns, ele é a pessoa inconveniente que tenta, a todo custo, empurrar um produto ou serviço não desejado.  Para outros, no entanto, ele é um agente facilitador, que auxilia o cliente a realizar a melhor escolha. Por que visões tão diferentes?

Neste e-book, pretendemos abordar as principais estratégias de relacionamento com o cliente, bem como a sua importância para o sucesso do vendedor do futuro! No material, vamos falar sobre o conceito de marketing de relacionamento, a importância da manutenção de canais de relacionamento, e como isso tudo pode contribuir para incrementar as vendas.

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É simples: as visões dos clientes são diferentes e extremadas, porque enfrentam experiências diferentes e extremadas no seu dia a dia. Existem vendedores que acreditam que o cliente é o meio para se chegar ao objetivo final, que é a venda, e por isso acabam adotando abordagens mais invasivas. Por outro lado, também existem aqueles que invertem essa perspectiva e colocam o cliente na frente, ou seja, sua satisfação é o grande objetivo. Eles reconhecem a importância de construir um relacionamento mais saudável e duradouro. Esse é o vendedor do futuro!

Inúmeras pesquisas apontam no sentido de que o consumidor está mais exigente e consciente dos seus direitos, procurando sempre pelo melhor atendimento. Para se ter uma ideia, em um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), foi constatado que, em um ano, o número de queixas de consumidores por atendimento inapropriado triplicou! Para atender a esse novo público, o vendedor precisa se preparar e encarar a profissão com outros olhos. É preciso se profissionalizar e adotar estratégias de relacionamento eficazes, principalmente quando nos referimos aos representantes comerciais, corretores de imóveis e demais profissionais autônomos, que vivem exclusivamente da renda obtida das vendas dos seus produtos.

A adoção do marketing de relacionamento requer uma mudança de postura do vendedor, e não apenas de estratégia e posicionamento. Afinal, não podemos nos esquecer que todo o relacionamento é estabelecido com base na confiança, na empatia e em trocas equivalentes entre duas ou mais pessoas. Em outras palavras, é preciso entender que ambas as partes do negócio – o consumidor e o vendedor – estão em posições iguais, e precisam se respeitar, ouvir e serem ouvidas. Mais ainda, de certa forma, quem possui o poder de fato é o próprio consumidor, pois será ele quem irá avaliar se continuará adquirindo os seus produtos, ou se irá te indicar para outras pessoas.

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