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Quanto ganha um corretor de imóveis?

Quanto ganha um corretor de imóveis

A flexibilidade dos horários de trabalho e a possibilidade de maiores ganhos salariais e melhoria na qualidade de vida torna a profissão de corretor de imóveis atrativa para muitas pessoas. A dúvida com relação aos ganhos financeiros do corretor de imóveis intriga e desperta expectativas em quem está pensando em entrar para o mercado imobiliário, já que a carreira é muitas vezes apresentada como promissora e rentável, oferecendo grandes possibilidades de crescimento. Mas, afinal, ser corretor de imóveis dá dinheiro? Quanto ganha um corretor de imóveis? Responder a estas perguntas não é tão simples quanto parece. Confira algumas informações sobre as possibilidades de ganhos financeiros como corretor de imóveis a seguir.

Corretor de imóveis: profissional autônomo

O corretor de imóveis se enquadra na categoria de profissional autônomo, ou seja, não se enquadra nos critérios de trabalho regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Os ganhos financeiros dos corretores de imóveis estão relacionados ao valor da comissão que recebem pelo fechamento de um negócio imobiliário, ou seja, estão diretamente ligados aos resultados obtidos pelo corretor. A comissão corresponde a uma percentagem do valor do negócio realizado, estabelecida de acordo com o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de cada região.

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A comissão máxima estabelecida para venda de imóveis costuma variar em torno dos 6%. É importante lembrar, porém, que a atuação do corretor não se limita apenas a vender imóveis: é possível trabalhar com avaliações, serviços de locação, administração de condomínios, confecção de contratos de aluguéis, trâmites e documentos. Cada uma destas áreas de atuação tem um ganho financeiro diferente, cujos honorários são tabelados pelo CRECI. O corretor de imóveis pode, ainda, atuar por conta própria, em parceria com uma imobiliária ou ainda com a captação de imóveis.

1. Corretor que atua por conta própria

O corretor que atua por conta própria realiza a captação, negociação, acompanhamento da transação sem a interferência ou o auxílio de uma imobiliária, recebendo a totalidade da comissão para si. É importante lembrar que a atuação por conta própria envolve gastos com transporte, comunicação (telefone, internet, etc,) e publicidade, de forma que é interessante ter uma boa quantidade de dinheiro em reserva para começar nessa modalidade.

2. Corretor que atua em parceria com imobiliária

O corretor que trabalha em parceria com uma imobiliária recebe uma quantidade maior de imóveis, captados por outros corretores, para oferecer para clientes que desejam comprar ou alugar. Assim, aumentam suas possibilidades de venda. Além disso, o corretor pode desfrutar do alcance maior da imobiliária em sua região de atuação, bem como da quantidade de clientes desta e do prestígio da marca. O trabalho com a imobiliária não oferece ao corretor salário fixo ou vínculo empregatício, ou seja, a remuneração continua dependendo do volume de negócios realizados. Os valores das comissões variam de acordo com a imobiliária, sendo em geral de 0,85% a 2%.

3. Corretor que atua na captação de imóveis

A atuação como captador funciona através de parcerias com imobiliárias e outros corretores, funcionando mais como uma fonte extra de renda para a maioria. O corretor pode captar imóveis para serem vendidos pela imobiliária ou por outros corretores, recebendo uma porcentagem pré-definida da comissão de venda destes.

De forma geral, os salários dos corretores de imóveis em capitais e cidades grandes varia entre 12 e 36 salários mínimos, e entre 4 e 12 nos locais menos adensados. Como você pôde perceber, estes valores dependem única e exclusivamente dos negócios que este fecha. Assim, estão intimamente ligados a questões como: esforço pessoal, estudo de mercado, profissionalismo e relacionamento com o cliente.

Se interessou pela carreira no mercado imobiliário? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco nos comentários abaixo!

 

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Matheus Mesquita

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

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