Tendências de marketing para o mercado a partir do Conecta Imobi 2017

Tecimob
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Desde que surgiu, o Conecta Imobi é um evento que se propõe a demonstrar as tendências de marketing e tecnologias voltadas para o mercado imobiliário. Me lembro bem que na primeira edição, em abril de 2014, algumas das grandes novidades eram o Google Glass (óculos do Google), o Double Robotics (robô que possibilita visitas remotas) além de drones voadores que hoje são quase obrigatórios na produção de vídeos para vender imóveis.

Passadas quatro edições do evento, firmamo-nos menos em novos gadgets e mais nos conteúdos, tendências e cases compartilhados, ávidos para adaptá-los à nossa realidade e assim criar novos cases de sucesso, capazes de produzir não só vendas, mas também melhores formas de atendimento e relacionamento. Apresento neste texto, um panorama do que vi e porque não, do que falei no último Conecta Imobi, realizado na última semana em São Paulo pelo Portal VivaReal com o apoio de sua rede de parceiros. Vamos as principais tendências:

Qualidade no atendimento

Passamos muito tempo (sim passamos, nós todos que fazemos o mercado imobiliário) preocupado em como gerar contatos através de nossos canais digitais que esquecemos que antes de mais nada, a qualidade do atendimento é fator fundamental para a conversão.

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Agora que sabemos captar, nos demos conta desta realidade e faz todo o sentido, produzir conteúdo que represente informação para nossos clientes. Este foi o foco da palestra do Rafael Landa que apresentou vários cases de construtoras e imobiliárias que estão mais preocupadas em como produzir experiências impactantes para seus clientes do que em captar milhares de leads.

Trabalhe menos pela comissão e mais realização

É clichê, durante muito tempo soou falso, mas o corretor de imóveis é um realizador de sonhos. É através de seu trabalho que família atingem o objetivo sagrado da casa própria. Se você repetiu este mantra ao longo dos anos sem refletir a respeito do peso desta afirmação, chegou a hora de repensar esta atitude e começar a viver pelos seus clientes. (A comissão será consequência) “Não faz muito sentido acumular riqueza, o legal é ter um negócio que melhore a vida das pessoas”, sacramentou em sua palestra o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

Eu sinceramente acredito, que quando as imobiliárias e agentes do mercado entenderem que seu negócio é o de ajudar e prestar serviço para as pessoas viverem melhor, ele podem parar de se preocupar com as profecias de ‘uberização’ do mercado imobiliário.

Reputação é importante, seu histórico de intermediações também

Já que terminei o último parágrafo falando de Uber, é cada dia mais eminente que deveremos apresentar nossa reputação como diferencial de mercado. Mais ou menos como acontece com os motoristas que trabalham a partir do aplicativo. O que não é necessariamente ruim ou assustador, tomemos como exemplo o Airbnb que adota a política de reputação e histórico dos anfitriões como segurança para seus futuros clientes.

Que tal antecipar essa tendência e colocar testemunhais em seu site ou nos seus perfis sociais? Certamente isso será visto como valor por aqueles que negociarem com você ou sua empresa.

Mãos à obra

Eu poderia encerrar este texto falando da grande tendência (tendência?) compartilhada no evento: a produção de vídeos. Poderia ainda dizer sobre o fim dos tabus com a não publicação de endereços completos nos anúncios. Mas prefiro me ater a um trecho da palestra de Luciana Burger, diretora da ComScore, que disse ‘de nada adianta ter tanta tecnologia e tantos dados à disposição se não colocar mãos à obra”.

Para tudo que se faz no mercado imobiliário, mesmo que seja digital, é preciso fazer com muito cuidado, disciplina e dedicação para que consiga resultados plenos e de longo prazo. Eu acredito nisso e pauto meu trabalho através de uma rotina de trabalho metódica, as vezes chata, mas que no final, sempre produz bons resultados.

Desejo que você também colha frutos do seu trabalho, sendo você empresário ou corretor de imóveis.

Um abraço e até a próxima.

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