Informações essenciais na proposta de compra ou aluguel de imóveis

Tecimob
Updated on

A proposta de compra ou aluguel de imóveis é um dos documentos mais importantes das negociações imobiliárias. Ela consiste em uma descrição detalhada das características da negociação. E tem o objetivo de proteger e amparar legalmente os envolvidos na transação, além de ser a melhor forma de iniciar um acordo. 

É comum que as pessoas confundam a proposta com a escritura do imóvel, e o corretor deve esclarecer que estes documentos são diferentes. 

A proposta serve para validar a intenção de compra ou de aluguel do imóvel, então ela não possui o poder de transferência de um bem e também não é um item legal de que o imóvel foi adquirido.

A principal função da proposta é para que os envolvidos na transação possam avaliar as condições da negociação, sobretudo o valor que deverá ser pago, formas de pagamento, banco para financiamento, valor de sinal entre outros. 

Claro, além dessas informações relacionadas ao pagamento, a proposta também contém os dados do cliente interessado. 

Formalizar essa proposta de compra ou de aluguel é um dos deveres do corretor de imóveis. Ela deve ser feita com atenção a alguns detalhes que veremos neste artigo. 

Confira essas as informações essenciais que não podem faltar nos dois tipos de proposta:

A proposta de compra de um imóvel:

proposta de compra de imóvel

No caso da compra de um imóvel, a proposta é o instrumento utilizado para que o comprador possa manifestar ao proprietário seu interesse em adquirir o imóvel, estabelecendo as condições para que isso aconteça. 

Então a proposta deve, de forma clara e objetiva, descrever todos os termos da negociação, inclusive sua data de validade. 

Se o vendedor demonstrar interesse na negociação, dentro dos termos que foram propostos pelo comprador e dentro do prazo pré estabelecido, considera-se que a proposta foi aceita e desta forma se estabelece um vínculo entre comprador e vendedor.

O corretor de imóveis tem papel fundamental na redação da carta de proposta de compra de um imóvel, uma vez que atua na negociação deste bem junto com as partes e deve orientar o comprador com relação às condições a serem definidas neste documento imobiliário.

Informações que devem constar em uma proposta de compra de imóvel:

Dados pessoais do interessado e do vendedor: 

A proposta deve ser numa linha bem objetiva, porém deve conter as informações detalhadas sobre o comprador interessado e do vendedor, como:

  • Nome completo; 
  • Endereço;
  • Contatos;
  • Número de documentos pessoais como RG e CPF.  

Informações sobre o imóvel:

A carta de proposta de compra deve apresentar de forma detalhada as informações do imóvel que está sendo negociado, ou seja, devem ser indicadas informações como a área do terreno e da edificação, o número de ambientes e a localização da propriedade.

Condições de pagamento: 

O valor que o comprador se propõe a pagar no imóvel, assim como as condições de parcelamento desejadas também devem ser especificados com clareza na carta de proposta.

Validade da proposta: 

Esta validade deve ser estabelecida pelo comprador, de forma a determinar o prazo para que o dono do imóvel se posicione, aceitando o documento ou se for o caso enviando uma contraproposta.

Data e assinatura do adquirente:

Para finalizar a proposta, o corretor deve colocar a data que ela foi redigida e o espaço para a assinatura do cliente que deseja adquirir o imóvel. 

Também é interessante que sejam colocadas as referências do corretor ou da imobiliária que esteja fazendo a mediação da venda. 

Como fazer uma boa proposta de compra de imóvel?

Como fazer uma proposta de compra de imóvel

Para elaborar uma boa proposta de compra é preciso que o corretor coloque os termos claros da intenção do comprador. Desta maneira,  conforme a negociação avançar, não haverão dúvidas. 

Também é válido que alguns itens já estejam encaminhados, como o financiamento que será realizado, um crédito pré-aprovado entre outros. 

Estas medidas são importantes para passar para o vendedor uma certa garantia e prazos mais apropriados, ou seja, estas ações feitas previamente trazem mais segurança para a proposta. 

Outro ponto que deve ser ressaltado é que a proposta é um documento importante, então mesmo que os envolvidos tenham entrado em acordo por WhatsApp ou e-mail, é preciso que seja redigido um documento formal para ser apresentado ao proprietário e ser validado corretamente. 

O corretor também deve se atentar para a descrição do pagamento, principalmente como ele será realizado, pois muitas vezes, mesmo a proposta sendo abaixo do valor desejado pelo proprietário, o fluxo do pagamento pode ser interessante para ele.

Por exemplo, uma proposta de valor mais baixo sendo pago à vista é mais atraente do que uma proposta de valor mais alto que será pago com financiamento. Aliás, as negociações que incluem financiamento costumam demorar mais, em torno de 30 dias, para serem concluídas. 

Ressaltamos que a proposta só é válida quando toda a documentação do imóvel e dos envolvidos estão certos para que o negócio seja fechado, então as certidões para a venda do imóvel e outros documentos exigidos devem estar atualizados e dentro dos conformes da lei. 

A proposta de locação de um imóvel:

Assim como a proposta de compra, a proposta de locação é essencial para quem quer alugar um imóvel. 

Ter formalizado todos os termos e condições é uma forma de garantir a segurança dos envolvidos durante todo o período de aluguel. 

A proposta de locação deve conter todas as informações sobre a negociação, valores, prestações, dados do imóvel, penalidades, etc…

Assim que o locador e locatário concordarem com as condições propostas, o documento é assinado e autenticado em cartório para possuir legitimidade. 

Caso alguma das partes descumprir o combinado, o documento pode ser usado para fins judiciais. 

Portanto a proposta de aluguel é indispensável para garantir a segurança das partes envolvidas na negociação antes do fechamento de contrato de locação e tem como objetivo amparar legalmente proprietários e locatários. 

Ela também deve apresentar mais elementos do que a proposta de compra e merece atenção especial do corretor de imóveis:

Informações que devem constar na proposta de aluguel

informações proposta de aluguel

Informações do inquilino e do proprietário:

A proposta deve ser iniciada com as informações dos envolvidos, no caso do proprietário, mesmo sendo pessoa física ou jurídica, no documento deve constar o nome completo ou a razão social do locador. 

Tipo de locação: 

É essencial que a proposta de aluguel determine se a locação será residencial ou comercial.

Renovação e rescisão: 

Devem ser definidas cláusulas de renovação e rescisão, estabelecendo se a renovação é ou não compulsória e quanto tempo de carência o inquilino deve ter caso o proprietário precise do imóvel. 

É importante, ainda, estabelecer os valores a serem pagos no caso de descumprimento ou abandono do contrato.

Garantia: 

A proposta de aluguel deve determinar os tipos de garantia a serem exigidos do locatário, garantindo segurança e evitando problemas relacionados ao não pagamento do aluguel.

Valores e reajustes: 

A proposta deve definir como e quando devem ocorrer os reajustes do valor do aluguel. Além disso, deve constar de forma objetiva a intenção de pagamento, com o valor mensal que será pago, período de contrato em meses, com a data de início, etc…

Condições de uso do imóvel: 

Devem constar, por exemplo, os tipos de modificações que não devem ser realizadas pelo locatário no imóvel.

Data:

A data tem um papel importante na proposta, da mesma forma que acontece na proposta de venda, ela indica o prazo que o proprietário tem para respondê-la e também deixa o documento mais objetivo e o torna mais oficial, além de ser um item essencial para usá-lo legalmente, etc…

Assinatura e finalização

A proposta deve ser finalizada de maneira cordial. É interessante adicionar os contatos do corretor responsável e do inquilino, o espaço para as assinaturas também deve ser colocadas nesta parte final e se a data ainda não tiver sido adicionada, este é o momento de colocá-la. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Como fazer uma boa proposta de aluguel de imóvel?

Para fazer uma boa proposta, além de seguir os itens essenciais, é interessante se atentar em alguns pontos.

Se o cliente quiser pedir desconto, não é indicado ultrapassar 20% do valor que foi pedido pelo proprietário. 

Seja o mais objetivo e específico possível, se o cliente deseja que seja feita alguma mudança no imóvel por exemplo, como instalações, pintura, móveis, ou pequenas reformas.

Na proposta também podem ser feitos pedidos em relação a reajustes e garantias, porém o cliente deve ter o bom senso, para que a proposta não seja recusada pelo proprietário.

Possíveis respostas das propostas de venda e locação:

Há três respostas que podem ser dadas quando a proposta é entregue ao proprietário do imóvel:

Aceite: 

Como o próprio nome sugere, esta é a situação na qual o proprietário aceita os termos apresentados na proposta, como valores e formas de pagamento.

Contraproposta:

Aqui pode ser o início de uma negociação, e é neste momento que o proprietário também pode apresentar os seus termos para aceitar fechar o negócio. 

Recusa:

Essa resposta significa que o proprietário não deseja mais fazer negócio com o interessado, ou seja, ele não quer fazer uma contraproposta e não aceitou as ofertas e condições contidas na proposta. 

Por fim, o corretor de imóveis tem papel essencial na redação das propostas de venda e aluguel e deve estar preparado para orientar seus clientes com relação a tudo que deve constar nestes documentos.

Leia também: Como realizar uma boa avaliação de imóveis. – Blog Tecimob

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.