Ideias de conteúdo para blog imobiliário.

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Existem inúmeras estratégias de marketing imobiliário que podem ser realizadas sem gastar muito e que trazem ótimos resultados, o blog imobiliário é uma delas. 

A criação de conteúdo é uma das formas mais efetivas para fortalecer sua marca, adquirir relevância nos sites de busca e tornar-se uma referência para o mercado imobiliário e seu nicho. 

Essa criação de conteúdo pode ser feita em várias frentes, mas as redes sociais e os sites imobiliários são os principais meios para alcançar o seu público ideal. Nas redes sociais estes conteúdos podem ser em diversos formatos, como: fotos, vídeos e artes digitais. 

Nos sites imobiliários, os conteúdos podem ser anúncios de imóveis, com uma descrição de imóvel bem feita e fotos de qualidade, mas também através de um blog imobiliário. 

Este último será a sua principal ferramenta para adquirir relevância nos buscadores, como o Google. Com o uso das técnicas de SEO, bom conteúdo e uma boa divulgação é possível conseguir um bom posicionamento orgânico nos principais sites de busca.

Mas se você ainda não possui um blog para imobiliária e não sabe por onde começar e nem que conteúdos publicar, então este artigo é para você. 

Procuramos selecionar alguns conteúdos interessantes para você iniciar o seu blog imobiliário. Confira:

O que é um blog imobiliário?

ilustração de blog imobiliário

Um blog é como um diário online, onde o seu autor publica conteúdos referentes a um ou mais temas, no caso do blog imobiliário, os conteúdos são voltados para o mercado de imóveis. Geralmente os blogs contam com textos, fotos e até vídeos que são chamados de posts. 

O blog é uma forma de alcançar novos clientes, através de conteúdos interessantes e informativos sobre o ramo imobiliário, com ele você pode ganhar visibilidade e ser visto como autoridade em determinados assuntos. 

Os leitores que estiverem interessados em informações sobre o mercado imobiliário, buscarão conteúdos variados, mas que sejam significativos, informativos e que contenham qualidade. 

Importante ressaltar que estas características também são importantes para os buscadores. Mas além disso, os sites de busca, como o Google, também consideram o uso de palavras-chave para classificar os resultados das pesquisas, então é através delas que o usuário encontrará o seu blog imobiliário. 

Mas para ajudar o seu blog a alcançar mais pessoas, você precisa divulgá-lo em outros meios, como as redes sociais. 

Planeje seu conteúdo:

conteúdo para blog imobiliário

Antes de começar, é interessante que você tenha um planejamento de conteúdos. Para isso, você pode pesquisar quais são os temas mais procurados sobre o mercado imobiliário. 

Não precisa ser focado apenas em compra e venda de imóveis, outros assuntos podem ser usados como um chamariz, ou topo de funil, mas é importante que tenham relação com imóveis ou com a região em que você atua. Por exemplo: dicas de jardinagem, dicas de reformas, vantagens de morar em tal bairro, etc…

Defina os dias da semana ou do mês que você irá postar e coloque em uma agenda, já com os temas que você irá abordar e quais palavras chaves você irá utilizar. A organização é importante para manter a frequência e não abandonar o seu projeto. 

Também lembre-se de fazer posts dinâmicos, com imagens ou vídeos e com uma quantidade boa de palavras, em média 1000 palavras são suficientes. Não esqueça de caprichar na ortografia. 

Saiba mais: Como criar um blog para imobiliária.

Ideias de conteúdo para blog imobiliário:

ideias de conteudo para blog imobiliario

Decoração

Sabemos que a decoração muitas vezes é o que atrai as pessoas na hora de adquirir ou alugar um imóvel. Sonhar em deixar a casa do seu jeito é de certa forma uma motivação. Por isso é interessante fazer conteúdos com este tema, dando dicas, informações interessantes, como deixar um imóvel pequeno mais espaçoso e aconchegante, entre outros. 

Exemplos: “Como preparar o imóvel para venda ou aluguel”, “Como evitar furos na parede no imóvel alugado” ou “As melhores cores para iluminar sua cozinha”.

Turismo e eventos

Para quem trabalha com aluguel de temporada, temas relacionados a turismo e eventos são uma ótima ideia. Fale das qualidades, eventos sazonais, pontos turísticos, gastronomia da região, etc. Estes assuntos são a chave para alugar este tipo de imóvel. 

Este conteúdo também servirá para quando alguém pesquisar sobre a cidade ou região que deseja morar, pois irá encontrar este material informativo que destaca os pontos fortes da localidade.

Mudança

Quem está pensando em adquirir ou alugar um novo imóvel, também está pensando na mudança, seja de cidade, bairro e tudo que envolve este tema. 

Dicas sobre como organizar uma mudança, por onde começar, como organizar a nova casa, são assuntos pertinentes para quem está neste processo. 

Prepare um guia completo sobre este tema, com certeza será um assunto de interesse do seu público alvo. 

Temas jurídicos e burocráticos:

É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre assuntos mais complicados, como leis, contratos imobiliários, impostos, etc…

O corretor de imóveis ou profissional imobiliário costumam conhecer as principais leis imobiliárias, cláusulas dos contratos de venda ou aluguel, documentação, quais taxas são cobradas durante e depois de uma negociação entre outros trâmites do mercado imobiliário.

Existem muitos usuários que estão em busca de maiores informações sobre estes assuntos. Por isso é interessante criar conteúdos baseados nestes temas, além do mais, por serem tópicos mais sérios e específicos, passam mais credibilidade para o profissional. 

Um exemplo: Manual para inquilinos e proprietários, baseado na Lei do Inquilinato.

Jardinagem

Você deve estar se perguntando, porque um corretor de imóveis deveria falar de jardinagem? Pois bem, este conteúdo tem grande potencial, ainda mais se você tiver fotos de imóveis com uma área externa atraente para negociar. 

Além das imagens terem grande poder de influência nos consumidores, assim como a decoração interna, a jardinagem também é um assunto interessante para muitas pessoas. 

E como citamos, se você tiver fotos dos imóveis para mostrar, melhor ainda. 

Conteúdos sobre bairros, cidades ou regiões. 

Fazer posts sobre a área em que você atua também é ótimo. Conte as principais informações dos bairros e cidades, quais as qualidades, oportunidades e diferenciais. 

Cite bares, restaurantes, hospitais, universidades entre outros, estes pontos são importantes para grande maioria das pessoas. 

Você pode até criar um guia de bairros, citar um por um e seus aspectos centrais. Aproveite para exaltar as melhores características da sua região de atuação para despertar o interesse no seu público. 

Uma coisa levará a outra e você pode até conquistar um novo lead ou cliente.

Exemplo: Melhores escolas de (insira a cidade em que você atua).

Novidades do mercado imobiliário

Como profissional imobiliário, você deve ter alguns objetivos além de apenas negociar imóveis, como construir uma carreira consolidada, fortalecer sua marca e adquirir relevância. 

Por isso os conteúdos precisam ser diversificados, para além de despertar interesse no cliente, você pode tratar de assuntos relevantes sobre o mercado imobiliário. 

Para isso, você pode explicar termos mais técnicos ou trazer novidades do ramo de imóveis, como: novas taxas, novas leis, facilitadores de financiamento imobiliário, novos empreendimentos, etc. 

Mesmo que algumas destas pautas sejam datadas, se postadas no tempo certo, elas tem potencial. Nestes casos, o timing deve ser a prioridade. 

Mercado de trabalho

Muitas pessoas decidem se mudar em busca de novas oportunidades, por isso, conteúdos sobre o mercado de trabalho na região em que você atua são importantes. 

Além das pessoas que se mudam em busca de oportunidades de trabalho, tem aquelas que desejam se mudar por outros motivos e querem saber quais as chances de encontrar um bom emprego naquela cidade ou bairro. 

Fazer este tipo de conteúdo além de ser útil para os usuários, pode ser uma chance de você apresentar os seus imóveis na região, através do seu site imobiliário

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Compra e aluguel de imóveis

Não podia faltar este conteúdo na lista, claro que fugir da mesmice é importante, mas trazer assuntos essenciais também é indispensável. 

Conteúdos que falam das diferenças de morar de aluguel ou adquirir um imóvel, quais as vantagens e desvantagens de cada, entre outros temas semelhantes é fundamental para ajudar o leitor a entender qual é a melhor opção para ele. 

Este post pode ser enviado até para quem já é seu cliente e que ainda tem dúvidas sobre este assunto. 

Pode colocar também alguns tópicos relacionados ao mercado imobiliário, dados demográficos, econômicos, financeiros, pontos fundamentais para quem está pensando em tomar esta decisão tão importante e investir os seus recursos em um imóvel. 

Tipos de imóveis

Você pode criar um guia com os tipos de imóveis existentes, comparativos com prós e contras de cada um deles, para quem eles são ideais, qual estilo de vida combina com cada propriedade etc… 

Este conteúdo é relevante para quem está refletindo qual tipo de imóvel comprar ou alugar. 

Estes são alguns conteúdos que você pode se aprofundar mais e podem servir como base para a criação de novos temas. São assuntos que possuem muito potencial e conseguem ser segmentados em diversas vertentes. 

Não esqueça de focar no seu público alvo, no nicho que você atua e prestar atenção nas palavras-chave no seu título e por todo corpo do texto. 

E claro, capriche nas imagens. Sempre que puder, coloque imagens dos imóveis que você está negociando. 

Se você ainda não possui um site imobiliário que disponha do recurso de blog, conheça o Tecimob, um site, sistema, CRM e aplicativo voltado para corretores e imobiliárias. 

Além da possibilidade de ter o seu próprio blog imobiliário, você terá um site totalmente otimizado para SEO, que te dará mais chances de conquistar um bom posicionamento no Google e em outros buscadores. 

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