Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

[Vídeo] Entenda a influência da SELIC no trabalho do corretor de imóveis

Ilustração Entenda a influência da SELIC no trabalho do corretor de imóveis

A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) foi criada em 1979, do qual é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. 

A taxa é uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Banco Central do Brasil para atingir a meta das taxas de juros estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

A taxa overnight do SELIC é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A taxa é expressa de forma anual.

A taxa SELIC no mercado imobiliário

E como ela é utilizada no mercado imobiliário? Simples, no vídeo abaixo eu explico tudo para você de maneira simples e direta, confira:

A SELIC opera basicamente com títulos emitidos pelo Banco Central e Tesouro Nacional, classificados como de risco zero. Admite-se que é bem difícil que o Governo não pague nos respectivos vencimentos os juros e principal devidos pela colocação dos títulos, que são, por isso, classificados como ativos sem risco no mercado financeiro.

Abaixo você confere uma tabela com a variação dos últimos seis meses:

Ficou claro? Espero que sim! Se você ficou com alguma dúvida, comente nesse vídeo. Um grande abraço e até a próxima.

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Fernando Nuñez

Profissional proativo e autodidata do mercado imobiliário com experiência em imóveis prontos, CRM e captação de Leads através do Facebook

Deixe um comentário

2 Comentários em "[Vídeo] Entenda a influência da SELIC no trabalho do corretor de imóveis"

avatar
Jefferson Pascoal
Visitante
Achei o comentário excelente mas, andei conversando com algumas corretores de valores e segundo os corretores da bolsa, quando você tem uma taxa Selic relativamente alta as taxas para aplicar um montante considerável também melhoram. Mesmo que a taxa da poupança tenha um ganho percentual não vai fazer diferença nos ganhos e no mercado. Hoje se você vai comprar uma imóvel para morar é uma coisa, agora se vai comprar para investir pensando em renda/aluguel é um risco bem grande. Levando em consideração que a 20 anos você conseguia de 0.9 a 1,0% de retorno, 15 anos atrás este ganho… Leia mais »
Fernando Nunez
Visitante
Olá Prezado Jefferson, Não estou falando qual é o melhor investimento, isto deixo para os economistas especializados na área e mesmo assim existe muitas divergências. O que falo é que tem muitas pessoas que são investidores conservadores, e aplicam na renda fixa, com menor risco e menor rendimento (Poupança, CDB e Tesouro Direto) a Selic reduzindo a 8,5% até dezembro de 2017, estes investidores retornam para a Poupança que é o principal Funding do Mercado Imobiliário.Para você ter idéia, caiu em 65% o valor de financiamento em média se comparar o ANO de 2014 com 2016. De R$ 10 bilhões… Leia mais »
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE