Imagem do Header da Postagem

Entenda como funciona um simulador de financiamento

Dificilmente alguém consegue comprar um imóvel e fugir do financiamento, tanto pelos altos valores, quanto pela crise econômica que o país se encontra. Pensando nisso foram criados simuladores de financiamento imobiliário, para diminuir as dúvidas, mostrar as taxas básicas para você financiar e ajuda o usuário a tomar a melhor decisão.

Você pode simular o seu valor e levar no banco para tentar uma negociação, e dependendo das circunstâncias, conseguir condições melhores não é tão difícil. O banco analisa alguns pontos antes de te dar as condições de financiamento, são alguns deles:

  • Prazo do financiamento;
  • Salário;
  • Quanto você compromete do salário mensalmente;
  • Valor do imóvel;
  • Profissão;
  • Quantas pessoas estão no financiamento.

Tudo isso irá influenciar na posição de risco que o cliente se encontra e nos preços das taxas e juros. A posição de risco é basicamente a chance que o cliente tem de não conseguir finalizar o financiamento.

Preste atenção no seu orçamento

Muitas vezes para diminuir o valor de cada parcela, o cliente acaba aumentando o tempo de financiamento imobiliário. Fazendo isso, você aumentará a quantidade de juros à pagar.

O mais recomendado é que se use de 20 a 30% do orçamento mensal nas parcelas. Evitando assim um comprometimento geral e possibilitando melhores condições, e também dá a garantia maior de não acabar totalmente endividado.

Dicas de como fazer a simulação

Fazer sempre com as mesmas condições vai te ajudar a ter uma visão mais clara de como funciona o financiamento, quais condições são melhores e qual o melhor banco para entrar com seu financiamento imobiliário.

É muito importante verificar o CET (Custo Efetivo Total) e qual será o valor final, assim evita surpresas durante o período de contas. Deixar a tabela em SAC é uma dica, já que assim ele não calculará em prestações fixas, facilitando o pagamento.

Pode acontecer que o banco te indique algumas seguradoras durante esse processo. Não necessariamente você precisa aceitar as recomendações do banco, mas provavelmente, terá que fazer um seguro antes de conseguir um financiamento imobiliário.

Passo a Passo

  • Insira seu e-mail;
  • Preencha o campo de valor do imóvel e valor do financiamento;
  • Escolha se prefere uma prestação fixa (sem taxa referencial) ou variável (com taxa referencial);
  • Coloque a taxa efetiva;
  • Em seguida escolha o tipo de amortização, pode ser SAC ou Tabela Price;
  • Escolha a taxa referencial adequada para você mensalmente;
  • Por último coloque em quantos meses você pretende terminar o financiamento imobiliário.

Depois de completar esses campos, uma página vai se abrir com os resultados da sua simulação, mostrando exatamente em qual valor começará a sua parcela e em quanto ela irá terminar. Você também conseguirá verificar quanto de juros está pagando e qual o valor final do seu financiamento.

Além da simulação de financiamento imobiliário, existem alguns sites que disponibilizam a simulação de refinanciamento, portabilidade e compra de casa.

O que é um financiamento imobiliário

Financiamento é considerada uma linha de crédito, que é oferecida por algumas instituições bancárias privadas ou estatais. Utilizando esse crédito para a compra de um imóvel novo ou usado ou até mesmo para o término de uma construção ou reforma.

Em bancos públicos você pode adquirir o financiamento por meio do programa Minha Casa Minha Vida, devendo ter um renda bruta mensal de até 5 salários mínimos. é pedido que o imóvel seja em regiões metropolitanas. O valor do imóvel pode ser 100% financiado, desde que fique dentro de até 190 mil.

Comprar um imóvel é uma missão que exige tempo e esforço, imprevisto estão sujeitos a acontecer e na maioria das vezes, acontecem. Por isso mesmo é importante se planejar, averiguar riscos, ficando preparado para qualquer situação.

Os simuladores são uma boa opção para quem não tem experiência e está começando a procurar formas de conseguir comprar a casa própria. Caso você não confie muito ou ache que precisa de um especialista, vá até sua agência, lá eles vão te ajudar da melhor maneira.