WhatsApp no mercado imobiliário: dicas para corretor de imóveis

Tecimob
Updated on

A tecnologia facilitou a comunicação entre corretores de imóveis e clientes, e atualmente muitas das vendas de imóveis se iniciam no meio online, através de sites para corretores de imóveis e imobiliárias e aplicativos como o WhatsApp.

O aplicativo de mensagem instantânea permite uma troca de ideias e mensagens de forma rápida e econômica. 

E o WhatsApp é um dos principais meios de comunicação dos brasileiros. É através dele que enviamos mensagens e nos comunicamos todos os dias. 

A ferramenta vem se mostrando essencial para diversos mercados, incluindo o mercado imobiliário. 

O número do WhatsApp (que geralmente é o mesmo número de celular) pode ser publicado no seu site imobiliário, em anúncios, placas de venda, outdoors e onde houver chance de divulgar.  

Afinal este canal é o preferido entre os clientes que solicitam pedidos de mais informações sobre imóveis.

Mas será que você está preparado para utilizar adequadamente esta ferramenta? Será que a sua abordagem é a mais correta? 

Confira neste artigo algumas dicas para melhorar o seu atendimento via WhatsApp e vender mais imóveis.

Por que o corretor de imóveis deve usar o WhatsApp Business nas suas negociações?

whatsapp business para corretor de imóveis

O WhatsApp Business é uma versão profissional do aplicativo, onde é possível ter um perfil da empresa, no caso, do profissional imobiliário, adicionando informações de apresentação, seu site imobiliário e outras formas de contato. 

Utilizando a versão Business, você possui um controle mais efetivo de seus contatos e informações. Algumas vantagens são:

Etiquetas para organizar conversas:

É possível etiquetar suas conversas do WhatsApp, assim você pode separar suas conversas por categoria, como vendedores, compradores, locatários, etc.

Respostas Rápidas:

Você pode criar mensagens prontas para serem enviadas a partir de atalhos no teclado, como definir que ao enviar “/obrigada” seu cliente irá receber a mensagem “Obrigada, caso precise de mais informações estou a disposição”. Dessa maneira você poderá agilizar o dia-a-dia.

Mensagem de ausência:

Através do WhatsApp Business também é possível criar mensagens de ausência, delimitando horários e dias em que essas respostas serão enviadas. 

Assim, caso o cliente te chame durante o fim de semana você pode criar uma mensagem padrão informando que não está disponível, quais os horários de funcionamento, e indicando para que o cliente acesse o seu site para corretor de imóveis para mais informações de imóveis.

Outras vantagens do WhatsApp Business:

  • Perfil comercial;
  • Estatísticas do fluxo de mensagens.

Dica: se o seu celular possui dois chips, deixe um deles dedicado para o WhatsApp Business e use-o como o profissional corretor de imóveis, e o outro para o seu pessoal, dedicado para a comunicação com família e amigos.

Caso o seu smartphone não possua dois chips, o ideal é que você possua um celular só para o trabalho. Assim você consegue passar ainda mais confiança para o cliente.

Site, CRM e aplicativo imobiliário. Tudo para facilitar seu dia à dia e te ajudar a focar no que realmente importa: Vender mais! Teste Grátis.

Apresente-se como corretor de imóveis na abordagem ao cliente

Quando você recebe um contato vindo de um portal, do seu site para corretor de imóveis ou de uma campanha e o cliente pede para receber informações pelo WhatsApp, é importante que você se apresente como corretor de imóveis e lembre o cliente a respeito de sua solicitação. 

Lembre-se de que, por não estar entre os seus contatos, sua foto de perfil pode não aparecer no primeiro momento. 

Além disso, o WhatsApp irá perguntar ao cliente se ele realmente quer continuar esse contato ou deseja reportar como spam, então é importante ter cuidado nesta primeira mensagem.

Então, para utilizar o WhatsApp como canal de atendimento, a velha máxima ainda conta: a primeira impressão é a que fica. Aproveite-a! 

Aliás, não fique pressionando o cliente por uma resposta, saiba esperar.

Utilize uma foto discreta de perfil

Um erro comum, cometido por muitos corretores de imóveis no WhatsApp diz respeito a sua apresentação. 

De nada adianta conseguir contatar o seu possível cliente e não ter uma foto apresentável e profissional no WhatsApp. 

Então procure colocar no perfil uma foto que transmita transparência e credibilidade. Pode ser uma foto sua em um fundo neutro.

Afinal, fotos pouco convencionais no perfil, linhas de status com frases duvidosas e principalmente um português cheio de erros ortográficos ou gírias não ajudam na conversão de um atendimento. 

E atenção, se você utiliza o seu número de WhatsApp tanto para trabalho como para sua vida particular, tome cuidado para apresentar um perfil o mais neutro possível; isso irá impactar positivamente o cliente e expor menos sua vida pessoal.

Encerre o atendimento ao cliente convidando para um agendamento

Ao encerrar um atendimento ao cliente por WhatsApp e tentar ali mesmo fechar uma venda, você pode estar também encerrando as possibilidades de negócios. 

O ideal neste tipo de atendimento é sempre buscar humanizar o contato, convidando-o para uma visita no escritório ou de preferência, ao imóvel desejado. 

Suas chances de negócios serão sempre maiores se você conseguir manter o interesse do cliente. E a melhor maneira de fazer isso é conseguindo trazer o atendimento realizado na internet para um contato presencial.

Use o WhatsApp para obter feedbacks

O WhatsApp é um bom canal para obter avaliações dos seus clientes. Por exemplo, depois de “finalizar o trabalho”, você pode questionar como foi o atendimento, procurar saber se ele realmente ficou satisfeito com os seus serviços e com o imóvel escolhido. 

Inclusive, as avaliações positivas podem ser adicionadas no seu site para corretor de imóveis e as negativas podem ser vistas como oportunidades de melhorias nos seus próximos atendimentos.

Dicas para o corretor de imóveis utilizar na comunicação por WhatsApp:

uso do WhatsApp para corretor de imóveis

O WhatsApp é uma forma moderna de comunicação que pode e deve ser usado para facilitar o contato com os clientes. 

Mas é importante estar atento a alguns cuidados para não prejudicar a sua imagem profissional. Veja quais são eles:

Seja educado

Assim como no atendimento ao vivo, é importante seguir certas regras de comunicação. 

Inicie a conversa desejando bom dia (ou boa tarde, boa noite), agradeça a atenção do cliente e se despeça no final da conversa, considere esta mais uma oportunidade de mostrar o seu profissionalismo.

Seja objetivo

Para evitar erros de interpretação de texto, procure ser o mais claro e objetivo possível nas mensagens que enviar. 

Também é importante lembrar que nas mensagens escritas, nem sempre quem recebe o texto o lê com a entonação certa. 

Uma piada, por exemplo, pode ser mal interpretada. Embora este seja um aplicativo que permite uma comunicação mais descontraída, é preciso estabelecer um limite profissional, principalmente quando você está lidando com negócios.

Cuidado com os horários

Para não correr o risco de incomodar o cliente em horários de descanso, estabeleça um limite de horários para mandar mensagens pelo aplicativo – segunda a sexta entre 9h e 20h, por exemplo.

Muita atenção aos erros de português

Erros de português deixam uma péssima impressão, por isso é preciso ter um cuidado especial também nas mensagens instantâneas. 

Revise tudo que escreve antes de enviar as mensagens. Cuidado com as abreviações, tenha certeza que o cliente irá entender o que você quer dizer. Lembre-se: o mais importante é que a mensagem seja compreendida!

Caso não tenha confiança em seu português escrito, uma boa alternativa é o envio de áudios, dessa forma você poderá se comunicar sem ruídos e não correrá riscos de ter erros de português em suas mensagens. 

Porém, verifique com o cliente se ele concorda com o envio dos áudios, afinal, nem todos gostam desse formato.

Cuidado com o corretor de português

O corretor automático pode ajudar a evitar erros de português, mas também pode prejudicar a sua conversa. Algumas vezes, ele pode fazer substituições bem estranhas e mudar o sentido de uma frase, por exemplo. Evite situações constrangedoras: revise o texto antes de enviar (este é um conselho que vale a pena dar duas vezes!)

Cheque a sua foto do perfil

Como já citamos, antes de iniciar uma conversa com um cliente, olhe nas configurações do seu perfil qual é a foto que está sendo utilizada. 

Se você vai usar o seu WhatsApp com finalidade profissional, é melhor deixar imagens engraçadas ou com bebidas para um outro momento. Escolha uma imagem que transmita profissionalismo.

Procure juntar suas ideias em uma só mensagem

Tudo bem separar as mensagens enviadas para os amigos em várias partes. Mas na hora de contatar um cliente, prefira juntar as ideias em uma só mensagem. 

Por dois motivos: o conteúdo da mensagem fica mais claro e você evita incomodar o cliente com o som de várias mensagens sendo recebidas.

Responda seus clientes o mais rápido possível

Se coloque no lugar do seu cliente, por exemplo: Você quer saber o valor do apartamento e quais as formas de pagamento e na sua cidade e existem dois corretores de imóveis que vendem o mesmo empreendimento. 

Você faz contato com ambos. Um respondeu imediatamente e o outro demorou mais que o normal.

Agora, com qual você vai prosseguir a negociação, certamente o que respondeu primeiro, correto?

Essa atitude de imediatismo mostra que você está preparado e preocupado em resolver a dúvida do cliente. 

Antigamente, quando grande parte do contato era feito por e-mail, o contato era mais lento e com o surgimento do WhatsApp isso ficou ainda mais fácil, a forma de contato é mais prática e rápida e é assim que os clientes esperam ser atendidos.

Recursos do WhatsApp para adotar no seu atendimento como corretor de imóveis

atendimento corretor de imóveis através do WhatsApp

Com o aumento do atendimento online, é necessário que o corretor de imóveis desenvolva técnicas de atendimento que sejam capazes de atender a curiosidade dos clientes sobre o imóvel e desenvolver um diálogo que possa conduzir a um agendamento presencial.

A seguir vamos mostrar como você pode utilizar alguns recursos e técnicas para otimizar o seu atendimento no Whatsapp, e aplicá-las hoje mesmo. Vamos lá?

  • Coloque em negrito tudo o que você precisar destacar utilizando * * entre as palavras;
  • Dê espaço entre as frases para facilitar a leitura;
  • Coloque emojis para gerar aproximação e simpatia, porém não exagere;
  • Fique atento à ortografia.

Respostas prontas

Utilize as respostas prontas para facilitar a sua rotina imobiliária, mas tome cuidado para não parecer robótico. 

As respostas automáticas podem sim te ajudar na correria do dia a dia e você pode usar para responder todas aquelas pessoas que você vai demorar um pouco mais para atender. 

Exemplo:
“Olá, João. Recebi sua mensagem, no momento estou ocupado, em seguida lhe dou retorno”.

E quando você finalmente conseguir dar atenção ao cliente, deixe as respostas prontas de lado e converse! Elas podem ser seu grande aliado na hora do aperto, mas lembre-se de tratar o cliente como único e especial.

É recomendado enviar áudio?

Sim, é super recomendado enviar áudio na conversa com os clientes através do WhatsApp. 

O áudio funciona como uma forma de aproximação. Você consegue passar melhor todos os detalhes sobre o imóvel e fica ainda mais perto do cliente. 

Porém, o cliente tem que estar disposto a ouvir seus áudios, então pergunte antes de enviá-los. 

WhatsApp Web

Quando você estiver dentro do escritório ou até mesmo em casa no computador, o WhatsApp Web é o ideal quando o assunto é agilidade. 

Dessa forma a sua comunicação será muito mais fácil e você poderá tirar dúvidas de forma prática e fácil. Melhor para otimizar o tempo, né?

Utilize o Status

O Status do WhatsApp pode ser muito útil para corretores de imóveis, nele você pode adicionar suas divulgações, recados, conteúdos relevantes e muito mais.

Ele funciona da mesma forma que o Instagram Stories, então aproveite os conteúdos e divulgue também no WhatsApp.

Listas de Transmissão

As listas de transmissão disponibilizadas no aplicativo também podem ser úteis para os corretores de imóveis. 

Você pode criar várias listas de transmissão baseadas nos perfis dos clientes que você atende. Por exemplo, clientes Minha Casa Minha Vida, clientes de empreendimentos, imóveis alto-padrão, entre outros.

Aqui vai depender da sua criatividade e suas estratégias de vendas. Mas cuidado, utilize com moderação. Ninguém gosta de ficar recebendo milhares de mensagens e propagandas.

Seja cuidadoso e saiba usar o recurso a seu favor.  

Participe ou crie grupos de vendas com interessados em imóveis

Os grupos são ótimas ferramentas para corretores de imóveis, além de dar a possibilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo, os grupos podem ser usados para fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros.

Você pode utilizá-los tanto para divulgar seus imóveis, quanto para fazer networking. 

Tours Virtuais

As chamadas de vídeo do WhatsApp podem ser usadas para fazer tours virtuais nos imóveis.

Muitos clientes não têm a disponibilidade de fazer uma visita presencial, então o WhatsApp também é uma maneira de facilitar este processo.

Utilize todos os formatos de arquivos para favorecer sua negociação

O WhatsApp também permite que você envie diversos tipos de arquivos, como documentos, fotos, vídeos, áudios, contatos, figurinhas e até enquetes.

Aproveite e busque utilizar estes recursos para divulgar seus imóveis, serviços e facilitar a sua rotina na corretagem. 

O que NÃO fazer nos seus atendimento através do WhatsApp

De modo geral, as mesmas regras de boas maneiras utilizadas em qualquer atendimento também valem para o WhatsApp, veja o que NÃO fazer na hora de se comunicar com o cliente através do aplicativo:

  • Incluir o número da pessoa em grupos sem o consentimento;
  • Enviar spams ou convites de qualquer natureza que não seja em prol da negociação;
  • Enviar mensagens tarde da noite ou em domingos e feriados, por exemplo.
  • Ter uma foto não profissional;
  • Escrever errado;
  • Demorar para dar um retorno;
  • Não se demonstrar disposto;
  • Ficar sem responder o cliente. Caso você receba notificação após o horário comercial ou aos fins de semana, responda que no próximo dia você estará totalmente disposto para atender com exclusividade o seu cliente.

Veja mais algumas dicas de como comunicar-se bem com o seu cliente através do Whatsapp, sem ser inconveniente:

Vale lembrar que o site para corretor de imóveis do Tecimob possui integração com o WhatsApp, você pode compartilhar os imóveis diretamente no aplicativo, tornando a comunicação ainda mais fácil com seus clientes.

E o site também conta com botão de chat com o WhatsApp, assim os visitantes podem entrar em contato com você a qualquer dia e qualquer hora. 

Outro diferencial é que o CRM imobiliário Tecimob também conta com plugin de atendimento para WhatsApp Web, você pode cadastrar clientes, criar mensagens personalizadas e muito mais.

Conheça o site, sistema, CRM e aplicativo para corretores de imóveis e imobiliárias do Tecimob e tenha uma ferramenta completa para vender mais imóveis. 

Aproveite e faça o teste grátis por 7 dias. 

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.