Corretor: Você sabe fazer uma panfletagem eficiente?
Tecimob
As práticas de panfletagem e abordagem de clientes costumam gerar polêmica no mercado imobiliário. Sua eficiência é, porém, muito relacionada à forma como o corretor de imóveis realiza esta abordagem. Infelizmente, a maioria dos profissionais ainda comete muitos erros ao realizar este tipo de divulgação. Ir de encontro aos clientes, seja entregando panfletos ou apresentando um empreendimento no farol, é uma prática que pode trazer bons resultados ao de imóveis, quando realizada de forma eficiente e certeira.
Mas como panfletar e abordar corretamente seu cliente? Confira algumas dicas:
Panfletagem
Comunicação no Folheto
A primeira dica para realizar uma panfletagem que gere resultados positivos para o corretor de imóveis é atentar-se ao próprio folheto que está sendo entregue. Deve-se utilizar uma etiqueta grande para cobrir a comunicação de contato no folheto, ou seja, o endereço físico do plantão, o site imobiliário e os telefones de contato, de forma a despertar a curiosidade do cliente, e oferecendo o contato do corretor de imóveis como única opção de comunicação.
Cordialidade
Ao entregar o panfleto, mantenha uma atitude cordial, ou seja, cumprimente-o de forma educada, se apresente e saliente que não deseja incomodar. É importante também apresentar de forma concisa o empreendimento, onde está localizado e o que oferece, bem como se colocar à disposição para maiores informações.
Apresentação do Panfleto
O panfleto deve apresentar a mesma etiqueta com informações de contato recomendada para a panfletagem. Ele deve abrir margem para a abordagem, apresentando as informações sobre o empreendimento, ou seja, os tipos de plantas e as vantagens que oferece.
Abordar os clientes
Escolha do local
Recomenda-se que o local para que seja realizada a abordagem esteja localizado a no máximo 5 quarteirões do empreendimento a ser divulgado. É interessante que seja escolhido um local de movimento intenso, preferencialmente em uma via com fluxo de carros em apenas um sentido. Assim, quando o semáforo fecha, o corretor de imóveis tem tempo para realizar a abordagem.
Abordando o cliente
O corretor de imóveis deve se apresentar como um profissional sério, causando uma boa impressão no cliente. Isto implica em estar bem vestido, carregar consigo seu CRECI e abordar o cliente de forma educada e cordial. Informe-o sobre o empreendimento que está divulgando, mostrando detalhes no panfleto aberto. É importante que a abordagem seja realizada com segurança, e que o corretor tenha sempre um bloco de notas no qual possa anotar o nome do cliente e suas informações de contato.
Após a abordagem
De volta para o escritório, é importante entrar em contato com os clientes que demonstraram interesse no empreendimento, colocando-se à disposição e oferecendo maiores informações com relação aos plantões.
Ambas as formas de divulgação devem ser realizadas durante alguns dias de trabalho, durante 3 a 4 horas. A educação e a cordialidade são elementos fundamentais para este tipo de divulgação, que depende tanto do comportamento do corretor quanto da escolha do local adequado, de acordo com a localização e o tipo do empreendimento. É importante que o corretor de imóveis se sinta seguro quanto à abordagem, demonstre segurança e apresente uma boa impressão, despertando curiosidade e interesse em seu cliente potencial.
E você, como realiza estas formas de divulgação? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!