6 dicas para fazer uma boa avaliação de imóveis

A avaliação de um imóvel é o primeiro e mais importante passo de toda negociação. É preciso de sensibilidade e conhecimento para poder fazer um bom levantamento de todos os detalhes do imóvel e definir o valor final.

Por isso hoje separamos algumas dicas para fazer uma boa avaliação de imóveis, com tudo o que você precisa ficar de olho para ser justo nos valores e deixar o seu cliente satisfeito!

Conheça a localização

Saber onde o imóvel está localizado e qual o valor do bairro é extremamente importante. Afinal sabemos que dependendo do bairro, da rua, o valor do imóvel pode variar consideravelmente.

Assim sendo você precisa saber sobre os bairros da cidade, quais são os mais bem-vistos pelos moradores, quais os mais e menos seguros, quais os pontos importantes que estão próximos. O imóvel pega sol o dia inteiro? Isso depende muito de onde ele está localizado e você precisa saber todos os detalhes!

Valorização dos imóveis

Além de saber os valores de cada região da sua cidade, é fundamental estar sempre atento a valorização dos imóveis nos últimos anos. Portanto pesquise, sempre que possível, qual a média de valores dos imóveis de cada bairro e saiba quais estão valendo o investimento!

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Conservação do imóvel

Saber quando o imóvel foi construído também é muito importante na hora da avaliação. Imóveis novos têm maior valor no mercado se comparado a imóveis mais antigos. Isso se eles tiverem o mesmo tamanho e outros atributos semelhantes.

Além do tempo de construção é importante se atentar a conservação do imóvel, como estão as estruturas dele? O estado influencia diretamente no preço. Avalie todas as paredes e analise se há alguma rachadura que possa comprometer as estruturas, infiltrações, descascamento da pintura, etc. Área externa coberta

Um imóvel que possui área de lazer coberta é sempre mais valorizado!

A valorização, quando comparado com imóvel semelhante, na mesma região e metragem, pode chegar a 20%. Por isso é fundamental que você visite todos os imóveis que for avaliar. Analise todas as suas características, não deixe nenhum detalhe de fora, eles também serão importantes na hora de negociá-los com um possível comprador.

Acabamentos

Os acabamentos também influenciam no valor do imóvel. Gessos, revestimentos, colunas de madeira, iluminação diferenciada: tudo isso pode alterar o valor, afinal foram investimentos realizados para a melhoria do ambiente que podem ser importantes na hora de negociar uma venda. Saber o valor desses investimentos também é uma boa dica, conheça os diferentes acabamentos, quais seus custos e o que eles oferecem para o imóvel. Assim você tem mais argumentos para justificar os valores oferecidos pelo imóvel! Acrescente 10% em cima do valor pretendido

Caso você tenha receio de ficar muito abaixo do valor mínimo é indicado que acrescente ao menos 10% sobre ele. Assim você fica com uma boa margem e pode fecha as negociações em um valor que realmente vale o imóvel.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente as suas dúvidas que podemos fazer um post especialmente para ajudá-lo!