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5 lições que a série Suits pode ensinar para o corretor de imóveis

5 lições que a série Suits pode ensinar para o corretor de imóveis

Assistir séries no Netflix é um dos meus passatempos favoritos. Costumeiramente estou vendo duas ou três ao mesmo tempo e quase sempre me deparo com alguma que vale a pena focar e ‘maratonar’.

Uma que me impactou desta maneira foi Suits, série que gira em torno de Harvey Specter, um advogado de muito sucesso que ao longo de toda história, cria frases de efeito para apresentar sua visão do mundo dos negócios.

É neste ponto que encontro relação com o trabalho do corretor de imóveis. Não sou advogado e entendo pouco de leis e do cotidiano jurídico, mas é sobre os ensinamentos de negociação de Harvey que falarei neste texto:

Vença sua batalhas antes mesmo de lutar

Harvey faz de tudo para não chegar ao tribunal, onde a disputa é muito mais cara e muito mais imprevisível. Ele prefere a certeza de um bom acordo do que a dúvida de um longo processo.

E o que isso tem a ver com o mercado imobiliário? Que o corretor de imóveis precisa fechar negócio o quanto antes. Que quando um cliente pede para pensar, falar com alguém ou decidir após uma viagem, a negociação pode esfriar e não acontecer.

Outro ponto desta frase é que Harvey deixa claro que o sucesso de seus clientes é o seu sucesso, e ele faz de tudo para que o desfecho seja o melhor possível para ambos.

Assuma riscos para conquistar o que deseja

Em seus diálogos, Harvey sempre deixa claro que busca sempre o melhor e os mais altos resultados. Outra frase que ele diz durante a série é ele possui ‘objetivos e não sonhos’.

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Esta mesma atitude eu encontrei nos melhores corretores de imóveis que conheci em minha vida. Aqueles que fecham metas mensais, que estão sempre entre os campeões. São estes também que se dispõe a não reclamar e partir para a luta diária de buscar novos negócios. E é ao fazer aquele plantão no domingo de sol ou na segunda feira fria e gelada, onde a maioria não quer sair de casa, que muitas vezes, vem a diferença entre o campeão e o mediano.

Você é responsável pelas suas atitudes

E se ao assumir riscos você encontra é capaz de encontrar o caminho que irá te conduzir aos melhores resultados como corretor de imóveis, deve entender também que é o único responsável pelas suas atitudes.

Quando você participa de um lançamento imobiliário por exemplo, é certo que você teve em média três meses para se preparar e atingir um bom resultado. Ao passo que reclamar, lamuriar e disseminar desculpas não só deixam de trazer novos negócios, como criam um ambiente péssimo.

Harvey sabe bem disso, e durante todas as temporadas de Suits, chama para si a responsabilidade por suas atitudes, tanto para o sucesso, quando para reverter uma situação desfavorável.    

Aparência importa tanto quanto seu talento

Durante todos os episódios de Suits, Harvey Specter aparece muito bem vestido, de maneira impecável. Ele acredita que a roupa é o espelho do profissional e não descuida dela.

Isto significa que o corretor de imóveis deve se vestir com roupas caras e de grife? Não longe disso. Mas significa que existe um mínimo de coerência  que se deve seguir, tanto para homens quanto para mulheres, e apresentar-se alinhado diante do seu cliente, é básico para um bom corretor.

Não perca tempo com os problemas, concentre-se nas soluções

Para terminar, o modelo de liderança de Harvey é bem prático e busco utilizar este ensinamento em minha vida: não foque no problema, busque a solução!

Se o mercado não está comprando, se o empreendimento não é bom, se só sobraram unidades menos valorizadas, nada disso deve ser motivo para você não vender. O corretor de imóveis de ter foco em soluções para problemas como estes.

Não perca tempo com problemas, foque nas soluções e irá perceber o quanto sua vida e suas vendas irão decolar.

E você já assistiu Suits? Conhece alguma outra frase de Harvey que não está neste texto? Conte aqui nos comentários.

Um abraço e até a próxima.

 

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Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.

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