Como ser tornar um corretor de imóveis

Tecimob
Atualizado em

Com o mercado imobiliário se expandindo cada vez mais e em constante crescimento, muitas pessoas pensam em se tornar um corretor de imóveis, em busca da independência financeira, de conquistar seu próprio espaço, se estabelecer numa carreira, enfim, existem diversos motivos que fazem as pessoas entrarem neste setor diariamente. 

Se você ainda não sabe o que realmente um corretor de imóveis faz, vamos resumir: este profissional faz a intermediação das transações imobiliárias, basicamente, ele auxilia na venda e aluguel de imóveis. Para saber mais sobre a carreira de um corretor, lendo nosso E-book:O GUIA COMPLETO DO CORRETOR DE IMÓVEIS”.

Surgem muitas dúvidas sobre como ingressar neste mercado tão competitivo de maneira eficiente e por onde se deve começar. 

A pergunta é: como se tornar um corretor de imóveis, de fato? Neste artigo vamos dar algumas dicas para você que quer se tornar um profissional do ramo imobiliário.

Você vai ver a seguir:

1. Formação

pessoas estudando

Para se tornar um corretor de imóveis, você precisa se especializar, para isso existe o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), esta é a formação indicada para quem quer entrar no mercado imobiliário como corretor de imóveis. O curso dura entre 5 a 8 meses, com 960h e o aluno faz sua participação online. Confira algumas disciplinas que podem fazer parte da grade curricular do curso de TTI:

Acesse o site do IBREP, a instituição oferece além do curso de TTI, outros cursos para corretores e imobiliárias. 

Além do curso, o estudante deve fazer um estágio, para conhecer no dia a dia a rotina de um corretor, é uma ótima oportunidade para conhecer as áreas da corretagem.

O estágio deve ser solicitado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). É só preencher o requerimento e pagar as taxas necessárias. 

2. CRECI

carteira profissional creci

Depois de concluir o curso e o estágio, você precisará fazer o seu o registro no CRECI, ele é crucial para exercer a profissão dentro das leis. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é o órgão responsável por fiscalizar a profissão do corretor. É ele também que emite o registro deste profissional. Servindo como uma garantia de que o corretor está capacitado para exercer a corretagem. Possuir esta documentação garante mais autonomia para o profissional imobiliário. 

Lembrando que esta habilitação deve ser atualizada anualmente.

Além disso, o profissional habilitado com CRECI, pode desempenhar as seguintes funções: 

  • Venda ou locação de imóveis, em imobiliárias ou como profissional autônomo;
  • Captação de novos negócios, procurando imóveis adequados a diversas necessidades;
  • Avaliar imóveis;
  • Ser proprietário de imobiliária;
  • Ser correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal, oferecendo financiamentos.

3. Apresentação

homem de terno

Como já falamos acima, o corretor de imóveis precisa vender primeiro a sua imagem, por isso ele precisa primeiramente ter uma boa aparência, se vestir bem, cuidar de si, manter a higiene e os cuidados pessoais em dia. O famoso ditado, a primeira impressão é a que fica, se encaixa muito bem na vida deste profissional. O que você transmite na sua aparência conta muito neste mercado, uma pessoa bem vestida passa credibilidade e confiança para os seus clientes. 

Desta forma, existem algumas roupas que são mais adequadas para um corretor(a) de imóveis utilizar: 

  • Peças sociais; 
  • Roupas sempre bem passadas; 
  • Um bom sapato;
  • Cabelo penteado; 
  • Sorriso no rosto.

Também é importante ressaltar que além das roupas, você precisa estar atento à postura como um todo, transmitir autoconfiança, saber se posicionar, utilizar a voz com firmeza. Estes são pontos fundamentais para passar uma imagem agradável para seus consumidores. 

4. Estratégia de vendas

duas pessoas apertando as mãos

Se você quer ser um corretor de imóveis, já deve estar ciente que além de um consultor, ele também é um vendedor. Então um dos objetivos da carreira são as vendas. Para isso você precisa dedicar uma parcela do seu tempo para aprender técnicas de vendas e ferramentas para corretores de imóveis que vão te auxiliar em todo este processo. Desde a captação dos leads, que vamos citar um pouco mais pra frente até o pós-venda. 

Muitas pessoas que trabalham no ramo de imóveis desenvolvem suas próprias estratégias para vender mais, pois conhecem o seu público e sabem o que dá certo, mas no início você precisa estudar o seu nicho, se aperfeiçoar nas técnicas de vendas e testar as possibilidades até encontrar o seu diferencial na hora de vender. 

5. Marketing/mídias sociais

ilustração de um computador com likes e corações saindo dele

Além de entender de vendas, você precisa estar por dentro do marketing. O profissional imobiliário deve criar sua própria marca e identidade, é uma forma de se destacar no mercado e construir uma carreira sólida. Além do marketing tradicional (panfletos, outdoor etc…), atualmente o corretor de imóveis também deve investir no marketing digital imobiliário.

O mercado imobiliário está se expandindo e se tornando cada vez mais digital, com sites imobiliários, redes sociais, tours virtuais e fotos 360º. Os profissionais estão alcançando novos clientes todos os dias através destas plataformas.

Além disso, as mídias digitais são uma ótima forma de começar a construir sua presença no mercado imobiliário.

Crie sua identidade visual, monte suas estratégias e invista em ferramentas que vão alavancar a sua carreira como corretor, como um site imobiliário, por exemplo. 

Através das mídias digitais é possível fazer a captação de leads, para quem ainda não está familiarizado com o termo, lead significa contatos. Ou seja, para iniciar sua carreira de maneira eficiente você precisa adquirir contatos de possíveis clientes. As mídias digitais são a maneira mais fácil e efetiva de conseguir novos clientes.

Nelas estão incluídos: o site imobiliário, os portais imobiliários e as redes sociais. Através destas plataformas você terá a sua disposição não apenas leads, mas possíveis clientes que já estão interessados em comprar ou alugar os seus imóveis. Isso facilitará na hora de iniciar a negociação e aumentará as suas chances de fechar negócio. 

6. Saiba tudo sobre contratos e leis imobiliárias

livros e um malhete

Como o corretor de imóveis também é um consultor, ele precisa estar preparado para passar informações importantes para os seus clientes, entender os contratos de compra/venda e aluguel de imóveis e outros documentos imobiliários é um dos pontos fundamentais nesta carreira. Além disso, o corretor deve se atentar ao código de ética da corretagem e também às leis imobiliárias. Como a lei do inquilinato por exemplo, que trata dos direitos e deveres dos inquilinos e locatários.

Estar por dentro destas normas, já é um diferencial para quem está começando no ramo de imóveis. Pois passa credibilidade e segurança para o cliente. Construindo essa relação de confiança, além de efetuar vendas você poderá ser indicado para outros clientes e assim aumentará seus leads. 

7. Captação de imóveis: como captar seus primeiros imóveis

ilustração de uma casa com uma lupa

Para quem está começando na carreira de corretor, um dos primeiros passos é a captação de imóveis. Esta atividade consiste em prospectar novos imóveis para o seu portfólio. Existem alguns pontos fundamentais para captar estas propriedades: conheça bem o nicho que você quer atuar, estude as tendências do mercado, monte uma lista de proprietários, saiba como precificar um imóvel, avalie as documentações e a regulamentação das mesmas. 

A captação de imóvel faz parte da rotina de um corretor, ela inclui a procura e a formalização da admissão destes novos imóveis no seu portfólio. Existem algumas ferramentas que auxiliam neste trabalho, como as fichas de captação, por exemplo, elas são um recurso muito utilizado pelos profissionais do mercado imobiliário, é uma forma de checklist das informações dos imóveis. 

Outra ferramenta que contribui para facilitar a rotina do corretor, são os sites imobiliários, que também funcionam como um portfólio online e tem a possibilidade de cadastrar os imóveis de maneira fácil e rápida. Inclusive fazendo a integração do seu site com os principais portais imobiliários, seus imóveis estarão devidamente cadastrados e divulgados nestas plataformas. 

8. Tecnologia 

pessoa digitando em um notbook

Utilize a tecnologia a seu favor! Ser um corretor nos dias atuais é muito diferente do que era antigamente, atualmente os corretores não precisam mais andar para cima e para baixo para conquistar clientes e captar imóveis. Com a ajuda da tecnologia, muitos processos podem ser feitos através de um computador, telefone ou smartphone.
Para quem está começando, é importante estudar todos os recursos disponíveis no mercado para facilitar a rotina de trabalho e auxiliar na captação de imóveis e leads.

Como já citamos aqui, os sites para corretores e imobiliárias é uma peça chave que agrega muito na carreira do profissional, assim como os portais e as redes sociais. 

Além disso, dentro de um site e sistema imobiliário, existe o CRM, uma ferramenta que facilita o gerenciamento de clientes, nele é possível cadastrar os clientes e criar um perfil para cada um e posicioná-lo na etapa de compra em que ele se encontra.
Você consegue também compartilhar os seus imóveis com eles, ser avisado quando há compatibilidade entre imóvel e perfil do cliente, entre outras vantagens. Confira nosso artigo sobre CRM imobiliário. Outra vantagem dos sites imobiliários é o chat com o WhatsApp, através dele, o cliente que está navegando pelo site pode entrar em contato diretamente com você. 

9. Perseverança

pessoa caminhando

Para se tornar um corretor de imóveis é preciso possuir iniciativa, proatividade, paciência e perseverança. Não acredite no conto de fadas que muitos propagam, ser um corretor não são somente flores e ganhos. Existe muito trabalho por trás de todo glamour desta profissão. 

Até você se estabelecer no mercado, conquistar uma carteira de clientes e fazer a captação de imóveis pode levar um tempo. Mas não desanime, mantenha-se firme no seu objetivo e foque em se aprimorar. 

Entenda que antes de vender um imóvel, você precisará vender a sua imagem, corretores de imóveis precisam trabalhar construindo uma boa reputação e gerando confiança nos seus clientes. Para isso você terá que ser determinado. E claro, querer fazer parte deste mercado, pois ele exigirá muito do seu tempo e dedicação. 

Mas acredite, se você se manter persistente, trabalhar bem e se aprimorar constantemente, esta carreira trará muitos benefícios e realizações. 

A partir de agora você já está pronto para ingressar na carreira de corretor de imóveis. Seguindo nossas dicas você irá se tornar um profissional de sucesso e conquistará o mercado imobiliário! 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.