Como se tornar um corretor de imóveis

Tecimob
Updated on

Com o mercado imobiliário se expandindo cada vez mais e em constante crescimento, muitas pessoas pensam em se tornar um corretor de imóveis. 

Geralmente estas pessoas estão em busca da independência financeira, de conquistar seu próprio espaço, ou se estabelecer numa carreira. Enfim, existem diversos motivos que fazem as pessoas entrarem neste setor diariamente. 

O corretor de imóveis é o profissional responsável por fazer a intermediação das transações imobiliárias, como compra, venda, locação e troca de imóveis residenciais e comerciais. 

Basicamente, a principal função do corretor de imóveis é auxiliar na negociação entre proprietário e comprador ou proprietário e locatário. 

Também é papel deste profissional imobiliário apresentar os imóveis e passar todas as informações necessárias para os clientes. 

E além disso, o corretor também deve auxiliar os envolvidos na negociação em relação à documentação imobiliária. 

Ou seja, deve explicar aos clientes como funcionará a transação, quais documentos são necessários, se precisa regularizar, quais impostos devem ser pagos, etc…

Outra dúvida recorrente para quem quer se tornar um corretor de imóveis, é como funciona o mercado de trabalho no ramo de imóveis. Pois bem, a maioria dos profissionais imobiliários trabalha como autônomo, com CNPJ. 

Mas se o corretor preferir, ele pode sim se associar a uma imobiliária.  Em ambos os casos, ele recebe comissões por suas participações nas negociações dos imóveis.

De qualquer forma, trabalhar como autônomo ou associado a uma imobiliária são maneiras de se aperfeiçoar na carreira e conquistar seu espaço no mercado imobiliário. 

Leia nosso artigo “Ser corretor de imóveis autônomo, associado ou dono de imobiliária?”.

Com tantas informações novas, é comum surgirem muitas dúvidas sobre como ingressar neste mercado tão competitivo de maneira eficiente e por onde se deve começar. 

A pergunta é: como se tornar um corretor de imóveis? Neste artigo vamos dar algumas dicas para você que quer se tornar um profissional do ramo imobiliário.

Pesquisar sobre a carreira

Antes de decidir se tornar um corretor de imóveis de fato, é importante que você pesquise sobre a carreira que você deseja seguir no mercado imobiliário. 

Já que existem várias formas de atuar, é interessante que você conheça mais sobre a profissão e quais nichos e áreas combinam com a sua personalidade. 

Conhecer o ramo também é uma forma de equilibrar as expectativas e entender a realidade da profissão. Ter os pés no chão e conhecer os prós e os contras também é uma maneira de se preparar para as possíveis situações que possam surgir durante sua jornada como corretor de imóveis.

Formação

formação corretor de imóveis

Para se tornar um corretor de imóveis, você precisa se especializar, para isso existe o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), esta é a formação indicada para quem quer entrar no mercado imobiliário como corretor de imóveis. 

O curso dura entre 5 a 8 meses, com 960h e o aluno faz sua participação online. Confira algumas disciplinas que podem fazer parte da grade curricular do curso de TTI:

  • Jornada de compra e venda;
  • Nichos de atuação;
  • Rotina administrativa da imobiliária;
  • Investimentos imobiliários;
  • Propostas comerciais;
  • Linguagem de negociação e scripts de venda;
  • Noções de construção civil;
  • Documentação imobiliária.

Acesse o site do IBREP, a instituição oferece além do curso de TTI, outros cursos para corretores e imobiliárias. 

Lembrando que além do curso, o estudante deve fazer um estágio, para conhecer a rotina de um corretor de imóveis. Esta também é uma ótima oportunidade para conhecer as áreas da corretagem.

Para realizar esse estágio, é necessário:

  • Preencher o Formulação de Inscrição de Estagiário no site do CRECI do estado que irá atuar e pagar as taxas necessárias;
  • Fornecer a documentação exigida (documentos pessoais e certificação de conclusão de curso);
  • Comparecer a uma unidade do CRECI com toda a documentação e solicitar a carteira de estagiário.

A carga horária de estágio exigida pelo curso de corretor de imóveis varia de 130 a 200 horas.

CRECI

CRECI

Depois de concluir o curso e o estágio, você precisará fazer o seu o registro no CRECI. O registro é crucial para exercer a profissão dentro das leis. 

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é o órgão responsável por fiscalizar a profissão do corretor. É ele também que emitirá o registro deste profissional. Servindo como uma garantia de que o corretor está capacitado para exercer a corretagem. 

Possuir esta documentação garante mais autonomia para o profissional imobiliário. 

Para isso, é necessário ir até o CRECI do seu estado e apresentar alguns documentos:

  • Certificados de conclusão do curso e do estágio obrigatório;
  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Histórico escolar do segundo grau completo;
  • Contrato de estágio assinado por um corretor credenciado.

Lembrando que esta habilitação deve ser atualizada anualmente.

Além disso, o profissional habilitado com CRECI, pode desempenhar as seguintes funções: 

  • Venda ou locação de imóveis, em imobiliárias ou como profissional autônomo;
  • Captação de novos negócios, procurando imóveis adequados a diversas necessidades;
  • Avaliar imóveis (neste caso, além do CRECI, o corretor deve possuir também o CNAI);
  • Ser proprietário de imobiliária;
  • Ser correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal, oferecendo financiamentos.

Os problemas de atuar sem o CRECI:

Como citamos, o CRECI é o órgão responsável pela fiscalização da profissão do corretor de imóveis. 

Por ser um profissão que demanda muita responsabilidade, é necessário que haja uma regulamentação e esta, por sua vez, é fiscalizada através do registro do profissional junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis. 

Por esse motivo, quando o profissional não possui esse registro, é considerado que ele está atuando ilegalmente como corretor e isso é considerado crime, que é punido pelo CRECI. 

As penalidades para este caso podem ser: pagamento de multas ou detenção, que pode variar de 15 dias a 3 meses. Isso significa que possuir o registro no CRECI é fundamental para que o profissional esteja dentro da lei.

Apresentação

apresentação corretor de imóveis

O corretor de imóveis precisa vender primeiro a sua imagem. Por isso, ele precisa primeiramente ter uma boa aparência, se vestir bem, cuidar de si, manter a higiene e os cuidados pessoais em dia. 

O famoso ditado, a primeira impressão é a que fica, se encaixa muito bem para este profissional. 

Pois o que você transmite na sua aparência conta muito neste mercado. Uma pessoa bem vestida passa credibilidade e confiança para os seus clientes. 

Desta forma, existem algumas roupas que são mais adequadas para um corretor(a) de imóveis utilizar: 

  • Peças sociais; 
  • Roupas sempre bem passadas; 
  • Um bom sapato;
  • Cabelo penteado; 
  • Sorriso no rosto.

Também é importante ressaltar que além das roupas, você precisa estar atento à postura como um todo: transmitir autoconfiança, saber se posicionar e utilizar a voz com firmeza.

Estes são pontos fundamentais para passar uma imagem agradável para seus consumidores. 

Estratégia de vendas

estratégia de vendas de imóveis

Se você quer ser um corretor de imóveis, já deve estar ciente que além de um consultor, o profissional também é um vendedor. 

Um dos objetivos da carreira são as vendas. Para isso você precisa dedicar uma parcela do seu tempo para aprender técnicas de vendas e as  ferramentas para corretores de imóveis que vão te auxiliar em todo este processo. Desde a captação dos leads até o pós-venda.

Muitas pessoas que trabalham no ramo de imóveis desenvolvem suas próprias estratégias para vender mais, pois conhecem o seu público e sabem o que dá certo. 

Mas no início você precisa estudar o seu nicho, se aperfeiçoar nas técnicas de vendas e testar as possibilidades até encontrar o seu diferencial na hora de vender. 

Lembre-se que as estratégias de venda também incluem oferecer um atendimento de qualidade e ter um bom relacionamento com o cliente. 

O atendimento é um dos pontos mais importantes para quem quer se tornar um corretor bem sucedido, o profissional imobiliário deve estudar para melhor atender e gostar do contato com os clientes. 

Construir um bom relacionamento com o cliente é uma das maneiras de fazer com que o consumidor confie no seu trabalho e seja fidelizado. 

Isso significa que além de ele procurar os seus serviços sempre que precisar, também irá indicá-lo para amigos e familiares.

Marketing/mídias sociais

marketing imobiliário

Além de entender de vendas, você precisa estar por dentro do marketing imobiliário. O corretor de imóveis deve criar sua própria marca e identidade, é uma forma de se destacar no mercado e construir uma carreira sólida. 

Além do marketing tradicional (panfletos, outdoor etc…), atualmente o corretor de imóveis também deve investir no marketing digital imobiliário.

Porque o mercado imobiliário está se expandindo e se tornando cada vez mais digital, com sites imobiliários, redes sociais, tours virtuais e fotos 360º. Os profissionais estão alcançando novos clientes todos os dias através destas plataformas.

Além disso, as mídias digitais são uma ótima forma de começar a construir sua presença no mercado imobiliário.

Crie sua identidade visual, monte suas estratégias e invista em ferramentas que vão alavancar a sua carreira como corretor, como um site imobiliário, por exemplo. 

Através das mídias digitais é possível fazer a captação de leads (para quem ainda não está familiarizado com o termo, lead significa contatos), os quais são essenciais para iniciar sua carreira de maneira eficiente.

Nas mídias digitais estão inclusos: o site imobiliário, os portais imobiliários e as redes sociais. 

Através destas plataformas você terá a sua disposição não apenas leads, mas possíveis clientes que já estão interessados em comprar ou alugar os seus imóveis. 

Isso facilitará na hora de iniciar a negociação e aumentará as suas chances de fechar negócio. 

Faça parcerias na sua área

Além de trabalhar nas suas mídias digitais, é interessante que você faça parcerias com colegas de profissão, principalmente aqueles que atuam em outros nichos do mercado imobiliário. 

Parcerias com incorporadoras, empresas de investimentos, construtoras, arquitetos, entre outros também são válidas. 

Esta é uma maneira promissora de alcançar novos clientes e facilitar a venda e locação de imóveis, portanto, é uma relação benéfica para todos os envolvidos.

Saiba tudo sobre contratos e leis imobiliárias

leis imobiliárias

Como o corretor de imóveis também é um consultor, ele precisa estar preparado para passar informações importantes para os seus clientes.

Entender os contratos de compra/venda e aluguel de imóveis e outros documentos imobiliários é um dos pontos fundamentais nesta carreira. 

Além disso, o corretor deve se atentar ao código de ética da corretagem e também às leis imobiliárias. Como a Lei do Inquilinato por exemplo, que trata dos direitos e deveres dos inquilinos e locatários.

Estar por dentro destas normas, já é um diferencial para quem está começando no ramo de imóveis. Pois passa credibilidade e segurança para o cliente. 

Construindo essa relação de confiança, além de efetuar vendas, você poderá ser indicado para outros clientes. 

Escolha o seu nicho

Como já citamos nos tópicos anteriores, o mercado imobiliário possui nichos. Um corretor pode atuar em diversos deles durante a sua carreira, o que também é pertinente, claro. 

Porém, os profissionais que são mais focados em um nicho costumam ser mais valorizados, já que são considerados especialistas. 

Também facilita na hora de definir seu público-alvo e captar imóveis. 

Alguns dos principais nichos do mercado de imóveis são:

  • Imóveis residenciais;
  • Imóveis alto-padrão;
  • Imóveis comerciais;
  • Imóveis rurais;
  • Imóveis de temporada;
  • Terrenos;
  • Imóveis usados;
  • Imóveis novos ou na planta.

Captação de imóveis: como captar seus primeiros imóveis

capitação de imóveis

Para quem está começando na carreira de corretor, um dos primeiros passos é a captação de imóveis. Esta atividade consiste em prospectar novos imóveis para o seu portfólio. 

Existem alguns pontos fundamentais para captar estas propriedades: conheça bem o nicho que você quer atuar, como citamos no item anterior.

Estude as tendências do mercado, monte uma lista de proprietários, saiba como precificar um imóvel, avalie as documentações e suas regulamentações. 

Existem algumas ferramentas que auxiliam neste trabalho, como as fichas de captação, por exemplo.

Elas são um recurso muito utilizado pelos profissionais do mercado imobiliário, é uma forma de checklist das informações dos imóveis. 

Outra ferramenta que contribui para facilitar a rotina do corretor, são os sites imobiliários, que também funcionam como um portfólio online e tem a possibilidade de cadastrar os imóveis de maneira fácil e rápida.

Inclusive, uma dica interessante é contratar um site com integração aos portais imobiliários, desta forma, seus imóveis estarão devidamente cadastrados e divulgados nestas plataformas. 

Tecnologia 

site imobiliário

Utilize a tecnologia a seu favor! Ser um corretor nos dias atuais é muito diferente de antigamente. Atualmente os corretores não precisam mais andar para cima e para baixo para conquistar clientes e captar imóveis. 

Com a ajuda da tecnologia, muitos processos podem ser feitos através de um computador, telefone ou smartphone.

Para quem está começando, é importante estudar todos os recursos disponíveis no mercado para facilitar a rotina de trabalho e auxiliar na captação de imóveis e leads.

Como já citamos aqui, os sites para corretores e imobiliárias são peças chave que agregam muito na carreira do profissional, assim como os portais e as redes sociais. 

Além disso, dentro de um site e sistema imobiliário, existe o CRM, uma ferramenta que facilita o gerenciamento de clientes. 

Nele é possível cadastrar os clientes e criar um perfil para cada um e posicioná-lo na etapa de compra em que ele se encontra.

Você consegue também compartilhar os seus imóveis com eles, ser avisado quando há compatibilidade entre imóvel e perfil do cliente, entre outras vantagens. 

Confira nosso artigo sobre CRM imobiliário

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Mantenha-se atualizado

Assim como estar atento às novas tecnologias que auxiliam na rotina, o profissional imobiliário deve estar sempre bem informado dos acontecimentos do mercado imobiliário. 

Participar de eventos da área, se especializar, ler matérias sobre o ramo de imóveis e outros temas relacionados, entre outros. 

Esta é uma maneira de tornar o seu atendimento mais interessante, criar novos conteúdos para suas mídias digitais, passar mais credibilidade e ser visto como uma autoridade no mercado em que atua.

Seja organizado

O corretor de imóveis é um profissional autônomo, isso quer dizer que é ele que decide como irá trabalhar, quais serão suas prioridades, tarefas e quais serão seus horários. 

Então se o corretor não tiver organização, as chances de ter problemas serão grandes. O profissional imobiliário tem que ter um planejamento semanal, com seus compromissos e ter o controle das suas atividades diárias. 

Isso é imprescindível para que ele não perca horários de atendimento, visitas, prazos de entrega de documentos, entre outros.

Seja perseverante

carreira do corretor de imóveis

Para se tornar um corretor de imóveis é preciso possuir iniciativa, proatividade, paciência e perseverança. 

Não acredite no conto de fadas que muitos propagam, ser um corretor não são somente flores e ganhos. Existe muito trabalho por trás de todo glamour desta profissão. 

Até você se estabelecer no mercado, conquistar uma carteira de clientes e fazer a captação de imóveis pode levar um tempo. Mas não desanime, mantenha-se firme no seu objetivo e foque em se aprimorar. 

Entenda que antes de vender um imóvel, você precisará vender a sua imagem, corretores de imóveis precisam trabalhar construindo uma boa reputação e gerando confiança nos seus clientes. 

Para isso você terá que ser determinado. E claro, querer fazer parte deste mercado, pois ele exigirá muito do seu tempo e dedicação. 

Mas acredite, se você se manter persistente, trabalhar bem e se aprimorar constantemente, esta carreira trará muitos benefícios e realizações. 

Por que se tornar um corretor de imóveis?

Por ser um mercado repleto de oportunidades e muito consolidado, o ramo de imóveis é uma excelente escolha para jovens profissionais ou para quem deseja mudar de carreira. Já que para se tornar um corretor não é exigido cursos longos e caros. 

Além disso, como já citamos, os corretores têm seus ganhos baseados nos negócios que eles fazem a intermediação e na grande maioria das vezes são bem remunerados por seus trabalhos. 

Isso significa que se você tiver constância, estiver sempre se aperfeiçoando e possuir controle financeiro, poderá conquistar bens materiais, manter uma segurança e ter uma carreira sólida.

O corretor de imóveis autônomo também tem a liberdade de organizar seus horários e portanto ter uma rotina de trabalho flexível. 

Conheça outras vantagens de se tornar um corretor de imóveis.

Como se destacar no mercado imobiliário?

Depois de saber como se tornar um corretor, você deve querer saber como se destacar neste ramo e ter o tão sonhado sucesso na profissão. 

Como citamos, ser um corretor de imóveis tem muitos benefícios, porém, em um mercado tão competitivo é necessário ir além do básico. 

Existem cursos que não só aperfeiçoam o profissional imobiliário, como também abrem novas oportunidades. 

Então é possível que um corretor de imóveis atue em outras áreas do mercado imobiliário. Algumas delas precisam de cursos específicos, outras não. 

Algumas áreas são:

A partir de agora você já está pronto para ingressar na carreira de corretor de imóveis. Seguindo nossas dicas você irá se tornar um profissional de sucesso e conquistará o mercado imobiliário! 

Leia também: Tudo sobre a carreira do corretor de imóveis.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.